Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-04-2012

Polícia usa 150 homens para retirar grevistas de secretaria ocupada no DF
Dois negociadores tentam convencer os professores a saírem do anexo do Buriti. Grevistas estão no 6º andar do anexo desde a manhã desta quinta (26).
Polícia usa 150 homens para retirar grevistas de secretaria ocupada no DF
Foto: band.com.br

Cerca de 150 policiais participam nesta sexta-feira (27) da operação de retirada de um grupo de professores da rede pública de ensino do Distrito Federal que ocupou a Secretaria de Administração, no anexo do Palácio do Buriti, em Brasília. Os grevistas estão no sexto andar do prédio desde a manhã desta quinta-feira (26).

O coronel da Polícia Militar Zilfrank Antero explicou que dois policiais estão mantendo contato com os manifestantes, desde a noite desta quinta, na tentativa de convencê-los a desocupar o prédio. Zilfrank informou que os negociadores são treinados para atuarem em situações de crise, como em casos de sequestros.

"As negociações estão avançando. Já conseguimos retirar 5 dos 75 professores que estavam ocupando o andar. Alguns saíram após serem convencidos pelos negociadores e outros deixaram o prédio por decisão própria. Não há previsão de uma ação diferente por parte da polícia."

O juíz Arnaldo Correa Silva, da 4ª Vara de Fazenda Pública do DF, determinou na noite desta quinta a reintegração de posse do anexo do Palácio do Buriti. O prazo para a desocupação do prédio encerrou por volta das 23h. Pela decisão, foi estabelecida multa em caso de descumprimento no valor de R$ 10 mil por hora, a ser cobrada do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF).

Segundo o Sinpro-DF, durante a madrugada foram cortados a água e luz do prédio. Do lado de fora, professores permaneceram em vigília apoiando os colegas que ocupam a secretaria.

O diretor jurídico do Sinpro-DF, Dimas Rocha, afirmou que os professores vão evitar o enfrentamento com a polícia. "Vamos manter a calma e a tranquilidade. Ninguém vai se entregar, vamos esperar e resistir", enfatizou.

O Sinpro-DF informou que uma nova assembléia dos professores está marcada para esta sexta, em frente ao Palácio do Buriti, onde será definido o andamento do movimento grevista. Outros 150 policiais militares acompanham o ato.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir