Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 27-04-2012

Hong Kong devolve tartarugas ameaçadas de extinção às Filipinas
Répteis haviam sido contrabandeados por estudante em fevereiro deste ano. Na natureza existem apenas 120 exemplares de tartaruga-das-filipinas.
Hong Kong devolve tartarugas ameaçadas de extinção às Filipinas
Foto: g1.globo.com

Dezoito exemplares de tartarugas-das-filipinas (Siebenrockiella Leytensis) contrabandeadas para Hong Kong, na China, foram devolvidas nesta sexta-feira (27) para autoridades das Filipinas, habitat natural da espécie.

Representantes do governo de Manila receberam os animais, considerados ameaçados de extinção pela organização União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Os répteis foram confiscados no aeroporto de Hong Kong em fevereiro deste ano e estavam com um estudante chinês, que transportava ainda outras tartarugas em caixas comuns. Os espécimes passarão por reabilitação antes de serem devolvidos à natureza.

A tartaruga-das-filipinas é endêmica da Ilha Palawan, na região de Manila, atualmente existem apenas 120 animais na vida selvagem. De acordo com Mundita Lim, do Departamento filipino para Vida Selvagem, a espécie corre risco de desaparecer porque muitos exemplares são capturados para virar alimento ou bichos de estimação.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir