Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-05-2012

Potências cobram mais acesso a informações nucleares do Irã
Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU pressionaram o Irã nesta quinta-feira a acalmar as preocupações internacionais sobre seu programa nuclear.
Potências cobram mais acesso a informações nucleares do Irã
Foto: jm1.com.br

O Irã e grandes potências voltaram a dialogar em meados de abril, em Istambul, depois de mais de um ano - dando chance para um alívio nas tensões e ajudando a evitar a ameaça de uma nova guerra no Oriente Médio. Eles devem se reunir novamente em 23 de maio, em Bagdá.

Em uma declaração conjunta emitida durante uma conferência nuclear em Viena, os EUA, França, Rússia, China e Grã-Bretanha pressionaram o governo iraniano a concordar urgentemente em dar acesso a fiscais nucleares da ONU para "locais e informações relevantes".

"Continuamos preocupados com o persistente fracasso do Irã em cumprir com suas obrigações sob as resoluções do Conselho de Segurança da ONU", afirmou o comunicado, referindo-se às repetidas exigências para que o governo iraniano pare com seu controverso programa nuclear.

O Ocidente diz que o trabalho nuclear do Irã é um disfarce para desenvolver bombas atômicas e quer garantias verificáveis do contrário por parte do Irã - por exemplo, ao aceitar inspeções nucleares da ONU mais instrusivas e ao limitar a capacidade de seu enriquecimento de urânio.

O Irã nega ter uma agenda de armas, afirmando que está enriquecendo urânio apenas para fins energéticos pacíficos.

Na Suíça, o diretor geral da Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA), Yukiya Amano, disse à Reuters que seus inspetores querem ir às instalações do complexo de Parchin "mais cedo do que tarde" e reiterou que a agência da ONU havia recentemente notado ao que se referiu como "algumas atividades" no local.

"Nós também gostaríamos de ter acesso, não apenas ao local, mas a informações e pessoas relacionadas a Parchin", disse Amano do lado de fora de um simpósio na cidade de St. Gallen. "Eu espero que estas atividades não dificultem nossa verificação".

O Irã disse na quarta-feira que buscaria o fim de sanções impostas pelo Ocidente devido a suas atividades nucleares durante as negociações em Bagdá, refletindo um endurecimento na posição da República Islâmica de que o fim das sanções é vital para o sucesso das negociações.

Fonte: terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir