Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-05-2012

Turista detido pelado em Noronha diz que hábito é comum na França
Francês disse ainda não saber que estava cometendo crime. Ele ancorou barco na Praia do Sancho, área de preservação ambiental.
Turista detido pelado em Noronha diz que hábito é comum na França
Foto: g1.globo.com

Após ser detido pela Polícia Federal (PF) por nadar nu na Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, o francês Jean Henri Le Coz, de 36 anos, disse que estava tomando banho de mar pelado porque isso é comum em seu país. Ele foi levado para a Delegacia de Fernando de Noronha nesta quinta-feira (3). Após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por ato libidinoso e se comprometer a pagar as taxas devidas pela estadia na ilha, Jean Henri foi liberado.

"No meu país, isso é absolutamente normal e eu achei que no Brasil também não fosse crime", explicou o velejador. O francês ainda não saiu da ilha, pois afirmou não poder deixar Noronha de imediato porque o barco está com problemas técnicos.

O turista chegou no arquipélago na embarcação Tircis, no dia 30 de abril, procedente da África. O gestor do Porto Santo Antônio, Fernando Oliveira, informou que Jean não pagou as taxas necessárias para a estadia na ilha, alegando não ter dinheiro. "Ao chegar aqui, ele alegou que não tinha dinheiro para pagar a Taxa de Ancoragem, que tem o valor diário de R$ 129, e a Taxa de Preservação Ambiental , que tem o valor de R$ 43,20 por dia. Explicou que o único dinheiro que tinha era para comprar mantimentos", disse.

Segundo o gestor do porto noronhense, foi dado um prazo de dois dias para que o viajante zarpasse. O caso foi informado à Polícia Federal por se tratar de um estrangeiro. O velejador não foi embora no dia 1º, como previsto, retirou o barco do Porto e ancorou na Praia do Sancho, área que faz parte do Parque Nacional Marinho e onde não é permitida a entrada de embarcações não credenciadas. "Lá no Sancho, ele ficou tomando banho de mar sem roupa e os outros turistas começaram a ligar denunciando o fato", contou Oliveira.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir