Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-05-2012

Dilma prorroga quebra de patente de remédio contra Aids
Efavirenz substitui uso do AZT entre os pacientes com HIV. Licenciamento compulsório vale por mais cinco anos.
Dilma prorroga quebra de patente de remédio contra Aids
Foto: envolverde.com.br

A presidente Dilma Rousseff prorrogou, por mais cinco anos, a quebra de patente do medicamento Efavirenz, usado no combate ao vírus HIV. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (7).

Há cinco anos, o presidente Lula decidiu pela quebra de patente do remédio, produzido pelo laboratório norte-americano Merck Sharp & Dohme. "Fica prorrogado, por cinco anos, o prazo de vigência do licenciamento compulsório das patentes no 1100250-6 e 9608839-7, referentes ao Efavirenz para fins de uso público não comercial", afirma o novo decreto.

Em 2007, o governo brasileiro comprava o Efavirenz, que substitui o AZT, a US$ 1,59 do laboratório norte-americano, detentor da patente. Com a decisão da quebra, passou a pagar US$ 0,44 de um laboratório da Índia. Foi a primeira vez que o Brasil recorreu à medida, prevista no Acordo de Propriedade Industrial (Trips) da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O governo, no entanto, continuou pagando 1,5% de royalties ao Merck Sharp & Dohme. O governo federal repassa o remédio gratuitamente aos pacientes com Aids por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O país também passou a produzir um genérico do medicamento.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir