Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 08-05-2012

O BATISMO NEGADO? POBRE COITADO!
Certo dia, li uma reportagem na Internet, com o T�tulo �Casal de Minas processa padre que recusou batismo ao seu filho�. Confesso que, talvez, por ignor�ncia pensei: �Que casal mais sem no��o!�. Hoje eu sei o qu�o superficial foi o meu pensamento.
O BATISMO NEGADO? POBRE COITADO!

Sen�o Vejamos!

Um casal de Belo Horizonte, processou o padre Milton Tavares, da Par�quia Bom Pastor, que se recusou em fevereiro de 2011 a batizar o seu filho com a alega��o de que o pai e a m�e n�o eram casados na igreja.

Ponto e contraponto!

N�s como leigos no entendimento dos Mist�rios de Deus, devemos ser submissos �s vontades, mandos e desmandos de uma pessoa que nega um sacramento?

Nega-se este Sacramento ao Gay, nega-se, no caso acima, ao Casal que n�o vive em Matrim�nio, mas que se ama e constituiu fam�lia, nega-se muita coisa e muita gente e n�o vejo ningu�m, nem ao menos questionar. Isso deixa uma pontinha de m�goa, n�o a negativa em si. A m�goa est� na justificativa, muitas vezes infundada, para se negar. Ao passo que muitas coisas s�o aceitas e permitidas, coisas que n�s sabemos que n�o poderiam ser. Mas n�s fingimos que n�o estamos vendo. At� que um dia, voc� � atingido diretamente pela permissividade recebida por poucos (o amigo Padre, o puxa do Padre, a irm� da prima da cunhada da colega do Padre, etc.), e a restri��o imposta a muitos (os comuns, n�o amigos, n�o pr�ximos, n�o puxa).

Citando Monsenhor Guedes, o Batismo, entre outros efeitos, incorporando-nos a Cristo, nos faz passar, livres do poder das trevas, � condi��o de filhos adotivos. Transformados em nova criatura pela �gua e pelo Esp�rito Santo, somos chamados filhos de Deus e realmente o somos. (cf. Ritual do Batismo de Crian�as, Observa��es Preliminares Gerais, 2).

ENT�O, PARTINDO DESSA PREMISSA, NEGAR O SACRAMENTO DO BATISMO, � NO M�NIMO, NEGAR-NOS SERMOS RECONHECIDOS COMO FILHOS E FILHAS DE DEUS, CONDENANDO-NOS �S TREVAS � ESCURID�O. PARAB�NS SEU PADRE!

O Sacerdote, que � representante direto de Deus, homem que recebeu pela imposi��o das M�os do Bispo Diocesano a ordem direta de ser mensageiro da palavra de Cristo, pode negar-se a incluir no Reino de Deus um dos seus?

Claro que n�o! Quem em s� consci�ncia lhe daria esse "poder".

Analisemos o que diz o C�digo de Direito Can�nico e os Documentos Episcopais, sobre o assunto.

O C�digo de Direito Can�nico (CIC) fala da devida prepara��o para o batismo e de tudo o que deve preceder a administra��o do mesmo: "OS MINISTROS SAGRADOS N�O PODEM NEGAR OS SACRAMENTOS �QUELES QUE OS PEDIREM OPORTUNAMENTE, que estiverem devidamente dispostos e que pelo direito n�o forem proibidos de os receber" (Can 843). "... os que pedem os sacramentos estejam preparados para receb�-los, mediante devida evangeliza��o e instru��o catequ�tica" (Can 843 parag. 2.). Quando se fala especificamente sobre o batismo, se diz: "Os pais da crian�a a ser batizada, e tamb�m os que v�o assumir o encargo de padrinhos, sejam convenientemente instru�dos... os pais sejam devidamente instru�dos por meio de exorta��es pastorais e tamb�m mediante a ora��o comunit�ria..." (Can 851; CfCan 867).

"Para que a crian�a seja licitamente batizada, � necess�rio que... haja fundada esperan�a de que ser� educada na religi�o cat�lica; se essa esperan�a faltar de tudo, o batismo seja adiado segundo as prescri��es do direito particular, avisando aos pais sobre o motivo" (Can 858).

Podemos at� concordar que n�o se pode Sacramentar quem quer que seja por pura vontade.

Mas tamb�m n�o se pode negar o Sacramento por falta de "uma prepara��o", de uma situa��o social ideal, por uma escolha comportamental, e etc.
Em s�ntese, se o casal, a m�e, o pai, os pais, as m�es, manifestam o desejo de batizar seu filho, sabendo das reponsabilidades crist�s e de tudo que implica esse Sacramento,

N�O PODE O SACERDOTE NEGAR-SE OU REFUTAR-SE AO BATISMO.

O que maisme deixa chateado, para n�o usar outra palavra que come�a com a letra "P", � o fato de que, o que segue escrito acontece TODOS OS DIAS aos nossos olhos e fingimos que est� tudo bem.

O que se v�, amigo leitor, s�o arroubos de poder Divino emanando de uns despreparados e descompensados por a�.

O que me conforta como Crist�o, � o fato de ter certeza na f�. Ter certeza que Deus est� conosco, e n�o ser� por um Sacerdote de nariz em p�, andando em seu carro importado, que disponibiliza seu tempo cuidando do pr�prio umbigo, em detrimento dos que padecem da alma, que o Sacramento deixar� de ser oferecido �queles que precisam.

� claro que, se voc� encontrar um cara desse pelo caminho, sempre vale a pena, fazer algo para deixa-lo ciente de que voc� n�o aceitar� passivamente essa situa��o. Coloque sua boca no mundo. Em Marata�zes tamb�m tem Igreja!

Para finalizar vale a reflex�o: O pobre coitado do t�tulo seria o pobre padre, ou seria o pobre coitado do batismo negado?


Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Gedson Alves    |      Imprimir