Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 09-05-2012

Estudo aponta que câncer pode ter relação com a profissão exercida
Cabeleireiros e enfermeiros estão entre os mais suscetíveis, diz instituto. Especialista de Ribeirão Preto aponta cuidados que devem ser tomados.
Estudo aponta que câncer pode ter relação com a profissão exercida
Foto: g1.globo.com

Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontou que pelo menos 19 tipos de tumores , entre eles os de pulmão, pele, fígado, laringe, mama e leucemias podem estar relacionados à ocupação e ao ambiente de trabalho.

A pesquisa apontou que entre os profissionais mais suscetíveis estão os cabeleireiros, pilotos de avião, comissários de bordo, farmacêuticos e enfermeiros, entre outros. Mesmo assim, cerca de 46% dos casos de câncer relacionados à profissão não são notificados e dos 113 mil benefícios de auxílio-doença, apenas 0,66% estavam registrados como tendo relação ocupacional, de acordo com o instituto.

De acordo com o médico oncologista de Ribeirão Preto Harley Francisco de Oliveira, o estudo é importante, pois deve influenciar políticas públicas para a revisão dos ambientes de trabalho que oferecem risco aos funcionários.

Ainda segundo Oliveira, entre os cuidados que devem ser tomados pelos trabalhadores estão o uso de luvas e máscaras para quem lida com produtos químicos e o de filtro solar para os que se expõem ao sol.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir