Categoria Policia  Noticia Atualizada em 10-05-2012

Suspeita de fraude paralisa obras no campus do Instituto Federal do ES
Suspeita de fraude paralisa obras no campus do Instituto Federal do ES
Suspeita de fraude paralisa obras no campus do Instituto Federal do ES
Novo pr�dio deveria estar pronto desde 2010

Uma suspeita de fraude paralisou as obras no campus do Instituto Federal do Esp�rito Santo (Ifes), em S�o Mateus, na regi�o Nordeste do estado. Segundo a reitoria do instituto, as obras foram paralisadas de um dia para o outro, em setembro de 2010, �poca em que a constru��o do pr�dio deveria ter sido entregue pronta. Uma comiss�o do instituto abriu sindic�ncia e identificou v�rias irregularidades.

O Minist�rio P�blico Federal e o Tribunal de Contas da Uni�o investigam o pagamento indevido a construtora. Segundo os levantamentos, tr�s servidores do Ifes s�o suspeitos de participarem da fraude. A construtura respons�vel pela obra, Ferreira e Braga, de Uberl�ndia em Minas Gerais, foi procurada, mas a informa��o � que a empresa est� fechada h� mais de cinco anos.

O Instituto Federal do Esp�rito Santo n�o divulgou o valor do preju�zo, disse ainda que vai aguardar que a Justi�a Federal identifique os valores e tome as devidas provid�ncias. Os funcion�rios suspeitos de envolvimento est�o afastados desde o in�cio das investiga��es.

O contrato assinado para a constru��o do novo pr�dio foi de R$ 3,5 milh�es e, de acordo com a reitoria da unidade, apenas 50% da obra foi conclu�da. A diretora do Ifes, Carmem L�cia Annies Gon�alves, alertou que o ensino pode ser comprometido.

"Ainda n�o est� prejudicando a educa��o, mas o espa�o est� ficando apertado. N�s estamos sem espa�o para trabalhar. Com o novo pr�dio, mais 1,2 mil estudantes seriam atendidos. N�o ser�o ofertadas vagas para o segundo semestre de 2012", adiantou a diretora do Ifes.

Os estudantes, que aguardavam por novos laborat�rios, ficaram insatisfeitos. "A gente est� finalizando o curso agora e ainda n�o temos esses laborat�rios. A gente sente falta disso", disse o aluno Danilo Pereira.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir