Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 10-05-2012

Educadores devem defender projeto de sociedade nas escolas
O respeito � diversidade e a inclus�o social do negro s�o temas que precisam fazer parte do curr�culo do educador segundo Petronilha Beatriz Gon�alves Silva, do Departamento de Teorias e Pr�ticas Pedag�gicas da Universidade UFSCar.
Educadores devem defender projeto de sociedade nas escolas
Foto: palmares.gov.br

De acordo com a especialista em Ensino Aprendizagem � Rela��es �tnico-Raciais, os gestores de ensino s�o defensores de um projeto de sociedade, por�m devem ter como meta em seu trabalho a equidade racial.

A afirma��o foi feita durante o VII Encontro de Educa��o �tnico-Racial realizado nesta quarta-feira (9), na sede da Funda��o Cultural Palmares (FCP), em Bras�lia. Organizado pela Coordena��o Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro, com o apoio da FCP, o encontro tem como objetivo contribuir para a implementa��o da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da hist�ria e cultura afro-brasileira na rede nacional de ensino.

Compromisso � "O projeto de sociedade defendido por n�s professores funciona de acordo com a rela��o que temos com os alunos, com o conte�do que transmitimos e com o foco que damos a esses conte�dos", explica a especialista chamando a aten��o ao tamanho da responsabilidade dos gestores. Compromisso que segundo Eloi Ferreira de Araujo, presidente da Funda��o Cultural Palmares, tornou-se imensur�vel com a �ltima conquista da popula��o negra: a aprova��o da constitucionalidade das cotas raciais pelo Supremo Tribunal Federal, no �ltimo dia 26.

Para o presidente, o pa�s vive um momento que favorece o ambiente da educa��o. "Uma situa��o que impulsiona as tem�ticas da popula��o negra em seus desdobramentos no atendimento a 95 milh�es de negros", afirmou. "J� tivemos a liberdade por meio da aboli��o e o direito ao ensino a partir da aprova��o das cotas. Falta-nos a terra para a qualidade de vida e isso conquistaremos com a educa��o", completou.

Propaga��o � O coordenador Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro, Jeferson Paz, disse que a parceria entre a Regional e a FCP � uma grande oportunidade de proporcionar aos gestores um debate qualificado sobre o ensino da hist�ria afro-brasileira. "S�o pessoas com amplas experi�ncias pessoais e profissionais que podem tornar mais f�cil o caminho dessas tem�ticas das decis�es �s escolas", pontuou.

De acordo com Paz, o n�mero de professores dos ensinos m�dio e fundamental no Plano Piloto � de 4.000. Eles atendem a 47.000 estudantes, 7,83% dos 600.000 que fazem parte da Rede de Ensino do Distrito Federal. "� preciso alertar para o papel cidad�o dos professores e estudantes", ressaltou. "Com apenas um debate como este � poss�vel chegar a pelo menos 30.000 fam�lias, orientando-as para o combate ao racismo", concluiu.

Presente ao encontro, a deputada federal �rika Kokay, se comprometeu a encaminhar a tem�tica da implementa��o da Lei 10.639 para debate por meio da Comiss�o de Direitos Humanos da C�mara. "Precisamos impedir que elementos do passado como o colonialismo, a escravid�o e a ditadura invadam a contemporaneidade colocando em risco a t�o sonhada democracia", afirmou. "Para isso, a reafirma��o da hist�ria � fundamental para a desconstru��o de uma cultura que � racista. Nosso objetivo � avan�ar no cumprimento do que estabelece a Constitui��o Federal", concluiu.

Fonte: palmares.gov.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir