Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 10-05-2012

Brasil tem que "assegurar resultado" da Rio+20, diz ministra do Ambiente
Pa�s preside confer�ncia da ONU e tem o papel de mediar negocia��o. Embaixador reitera que Brasil n�o quer cria��o de "ag�ncia ambiental".
Brasil tem que
Foto: g1.globo.com

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou, nesta quinta-feira (10), que o Brasil, al�m de ser um bom anfitri�o e defender seus interesses como um dos pa�ses envolvidos, tem que "assegurar resultado" na Rio+20, a Confer�ncia das Na��es Unidas sobre Desenvolvimento Sustent�vel, que o Rio de Janeiro sedia no pr�ximo m�s.

"Quem preside confer�ncia tem que assegurar resultado. Isso � uma regra b�sica, porque voc� tem que fazer com que todos tenham engajamento, e que todos se vejam na declara��o, naquilo que � o compromisso da confer�ncia", disse a ministra. Ela lembrou como funciona uma negocia��o multilateral desse tipo, em que o documento final � aprovado por consenso de todos os pa�ses, e, por isso, precisa contemplar interesses muito distintos.

As negocia��es do rascunho do documento final da confer�ncia, que vem ocorrendo desde o in�cio do ano, mostraram a dificuldade de se chegar a um texto que agrade a todos.

A Organiza��o das Na��es Unidas (ONU) marcou para a semana entre 29 de maio e 2 de junho uma nova rodada de discuss�o para reduzir a quantidade de indefini��es do documento antes do �ltimo debate no n�vel diplom�tico, que vai acontecer no Brasil de 13 a 15 de junho, no Rio de Janeiro. Ela antecede o segmento de alto n�vel, que re�ne chefes de Estado.

Pnuma

Uma das indefini��es � a eleva��o da import�ncia do Programa das Na��es Unidas para o Meio ambiente (Pnuma) para o n�vel de ag�ncia, como � a Organiza��o Mundial da Sa�de (OMS), por exemplo. O Brasil se op�e, como explicou o negociador-chefe brasileiro, Andr� Corr�a do Lago.

Segundo ele, a cria��o de uma ag�ncia mundial de meio ambiente isolaria o tema das outras quest�es do desenvolvimento sustent�vel. "H� quarenta anos nas negocia��es ambientais, n�s estamos integrando meio ambiente e desenvolvimento", disse.

O pa�s apoia um fortalecimento do Pnuma, com maior inje��o de recursos, mas sem que ganhe status de ag�ncia.

Para Corr�a do Lago, � compreens�vel que os pa�ses africanos, por exemplo, defendam que o Pnuma se tranforme em ag�ncia, pois isso valorizaria o �nico �rg�o da ONU sediado em seu continente.

Sobre a confirma��o de que o presidente eleito da Fran�a, Fran�ois Hollande, e o l�der russo Vladimir Putin, vir�o � Rio+20, ao contr�rio da chanceler alem� Angela Merkel, o negociador-chefe brasileiro disse que isso mostra a import�ncia da reuni�o.

"Nunca houve uma tend�ncia de que os chefes de Estado n�o viessem. � uma confer�ncia que todo mundo reconhece que � da maior import�ncia, por isso que j� estamos com mais de cem chefes Estado confirmados".

Log�stica no Rio de Janeiro

Segundo a ministra Izabella Teixeira, o transporte e o deslocamento durante a confer�ncia n�o dever�o ser um problema, j� que um esquema de log�stica foi desenhado para receber os participantes.

"N�s estamos assegurando isso, que as pessoas que vir�o ao Rio de Janeiro podem participar dos seus eventos, quem vai para os eventos oficiais, quem vai para os eventos da sociedade civil, quem vem participar dos debates espec�ficos de desenvolvimento sustent�vel, tudo isso est� sendo assegurado. Eu tenho plena convic��o de que a cidade do Rio de Janeiro saber� receber todos que vir�o para a Rio+20", disse Izabella.








Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir