Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-05-2012

Dilma expressa pesar pela morte de ex-deputado e fundador do PDT
Neiva Moreira, 94 anos, morreu nesta quinta de insufici�ncia respirat�ria. Segundo presidente, ele lan�ou "ra�zes do trabalhismo", junto com Brizola.
Dilma expressa pesar pela morte de ex-deputado e fundador do PDT
Foto: g1.globo.com

A presidente Dilma Rousseff divulgou nesta quinta-feira (10) nota de pesar pela morte do ex-deputado federal Neiva Moreira, um dos fundadores do PDT, partido ao qual ela j� foi filiada antes de ingressar no PT. Moreira morreu �s 2h45, aos 94 anos, por insufici�ncia respirat�ria.

Na nota, a presidente afirma que "a pol�tica brasileira perdeu hoje um de seus mais expressivos l�deres". Segundo o texto, Moreira, juntamente com o ex-governador Leonel Brizola (morto em 2004), "lan�ou ra�zes do trabalhismo no Brasil e em v�rios outros pa�ses latino-americanos".

Segundo biografia no site do Pal�cio do Planalto, Dilma ajudou a fundar o PDT em 1979, ao lado do ent�o marido Carlos Ara�jo. Ela atuou no partido entre 1980 e 1985. A presidente s� aderiu ao PT em 2000.

"Particularmente, guardarei sempre comigo as boas lembran�as de minha conviv�ncia com Neiva Moreira", afirma Dilma na nota de pesar.

A presidente lembra que Moreira foi estudioso, ativista e escritor e que "sempre esteve ao lado dos povos oprimidos".

"Viveu intensamente a luta pelas liberdades no Brasil, e ap�s retornar do ex�lio, ampliou sua trajet�ria pol�tica a partir do seu amado Maranh�o", afirmou na nota de pesar.

Veja a �ntegra da nota:

"Nota de pesar da presidenta Dilma Rousseff pela morte de Neiva Moreira, l�der hist�rico do PDT

A pol�tica brasileira perdeu hoje um de seus mais expressivos l�deres. Neiva Moreira, fundador do PDT junto com Leonel Brizola, lan�ou ra�zes do trabalhismo no Brasil e em v�rios outros pa�ses latino-americanos. Como estudioso, ativista e escritor, sempre esteve ao lado dos povos oprimidos da regi�o. Viveu intensamente a luta pelas liberdades no Brasil, e ap�s retornar do ex�lio, ampliou sua trajet�ria pol�tica a partir do seu amado Maranh�o. Em nome de todas as brasileiras e de todos os brasileiros, cumprimento familiares e amigos, neste momento de dor. Particularmente, guardarei sempre comigo as boas lembran�as de minha conviv�ncia com Neiva Moreira.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir