Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-05-2012

Partido da situação vence eleições legislativas na Argélia
Frente de Libertação Nacional fez 220 de 462 deputados. Revolta Árabe fez presidente Buteflika promover reformas no país.
Partido da situação vence eleições legislativas na Argélia
Foto: g1.globo.com

A Frente de Libertação Nacional (FLN), partido do presidente Abdelaziz Buteflika, venceu as eleições legislativas realizadas na quinta-feira na Argélia, segundo os resultados provisórios divulgados nesta sexta-feira (11) pelo ministro argelino do Interior, Daho Uld Kablia.

O FLN obteve 220 dos 462 deputados, à frente de Reunião Nacional Democrática (RND, liberal), do primeiro-ministro Ahmed Uyahia, enquanto os diversos partidos islamitas ficaram com 66 assentos, disse o ministro do Interior.

O FLN e o RND, que fazem parte da atual aliança governamental, elegeram entre seus deputados respectivamente 68 e 23 mulheres.

O terceiro partido da aliança do governo, o Movimento pela Sociedade e pela Paz, do islamita Buguerra Soltani, obteve 48 cadeiras.

Segundo o ministro do Interior, a taxa de participação nas eleições legislativas, as primeiras realizadas no país depois da Primavera Árabe, foi de 42,90%.

Nas eleições de 2007, a participação foi de apenas 35,67%, um recorde negativo motivado pelos diversos casos de fraude desde a instauração do multipartidarismo no país em 1989.

Mais de 21,5 milhões de pessoas foram convocadas para eleger 462 deputados como parte das reformas iniciadas pela Presidência argelina após a Primavera Árabe.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir