Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 15-05-2012

Coalas podem desaparecer em 50 anos, diz relatório de ambientalistas
Marsupial vive em árvores, e a destruição do habitat é o maior problema. População do animal típico da Austrália caiu 42% em duas décadas.
Coalas podem desaparecer em 50 anos, diz relatório de ambientalistas
Foto: g1.globo.com

A população de coalas da Austrália corre o risco de extinguir-se nos próximos 50 anos, alertou nesta terça-feira (15) a organização ambientalista WWF.

Martin Taylor, representante dessa organização não governamental na Austrália, disse à Agência Efe que "a população de coalas diminuiu 42% nas últimas duas décadas" e assinalou que, se a tendência continuar, esse marsupial pode desaparecer.

Esse animal costuma viver em cima de árvores de eucalipto, cujas folhas servem como alimento, e passa a maior parte do tempo dormindo.

Os ecologistas atribuem a queda do número de coalas à destruição de seu habitat -- provocado pelo desenvolvimento humano e a mudança climática -- e à doença clamídia.

Essa bactéria, contra a qual os cientistas estão pesquisando uma vacina, produz lesões nos genitais e nos olhos dos coalas, causando infertilidade e cegueira e os consumindo lentamente até a morte.

Segundo Taylor, a doença está vinculada "ao estresse de que padecem esses animais" diante da pressão que sofre seu habitat.

O número desses coalas na Austrália oscila entre 40 mil e centenas de milhares, segundo as estimativas. No mês passado, o governo australiano catalogou os coalas como "espécie vulnerável" na lista de animais ameaçados em zonas do leste do país.

De acordo com o relatório bienal mundial Planeta Vivo 2012, apresentado nesta terça pela WWF, a abundância da fauna no planeta sofreu redução de 30% entre 1970 e 2008. Nos trópicos, essa taxa de redução é ainda maior: 60%.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir