Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-05-2012

STJ decide hoje sobre liberdade de Cachoeira
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justi�a analisa na tarde desta ter�a-feira um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do bicheiro Carlinhos Cachoeira.
STJ decide hoje sobre liberdade de Cachoeira
Foto: blogdejamildo.com.br

Na semana passada, o ministro Gilson Dipp j� havia negado liminar com o pedido de liberdade do contraventor, mas desta vez o colegiado ir� analisar o m�rito da a��o. A Quinta Turma � composta por cinco ministros.

Cachoeira responde a inqu�rito pela suposta pr�tica dos crimes de quadrilha, lavagem de dinheiro, evas�o de divisas, contrabando, corrup��o ativa e passiva, peculato, prevarica��o e viola��o de sigilo, visando assegurar a explora��o ilegal de m�quinas eletr�nicas de jogos, bingos de cartelas e jogo do bicho no estado de Goi�s.

No �ltimo parecer do Minist�rio P�blico enviado ao STJ, antes da decis�o do ministro Gilson Dipp, o subprocurador-geral da Rep�blica, Paulo da Rocha Campos, sustentou que Cachoeira deve permanecer preso pela influ�ncia "econ�mica e pol�tica" que exerce sobre a organiza��o criminosa investigada pela Pol�cia Federal. E defende a volta de Cachoeira a um pres�dio federal de seguran�a m�xima "como forma de neutralizar ou, ao menos, enfraquecer seu poder de articula��o e penetra��o que, sabidamente, exerce na sociedade".

O bicheiro est� preso preventivamente desde 29 de fevereiro, em decorr�ncia da chamada Opera��o Monte Carlo, da Pol�cia Federal. Inicialmente encarcerado no pres�dio federal de seguran�a m�xima de Mossor�, no Rio Grande do Norte, Cachoeira acabou sendo transferido para o pres�dio da Papuda, em Bras�lia.

Ontem, o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus adiando o depoimento que o bicheiro daria nesta ter�a-feira � Comiss�o Parlamentar de Inqu�rito (CPI) mista que investiga suas rela��es com pol�ticos e empres�rios.

Como a decis�o do ministro foi em car�ter liminar, o depoimento de Cachoeira est� suspenso at� que o plen�rio do STF analise o m�rito do pedido. Os advogados do bicheiro querem ter acesso a todas as informa��es contidas nos inqu�ritos das opera��es Vegas e Monte Carlo.

Carlinhos Cachoeira

Acusado de comandar a explora��o do jogo ilegal em Goi�s, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, foi preso na Opera��o Monte Carlo, da Pol�cia Federal, em 29 de fevereiro de 2012, oito anos ap�s a divulga��o de um v�deo em que Waldomiro Diniz, assessor do ent�o ministro da Casa Civil, Jos� Dirceu, lhe pedia propina. O esc�ndalo culminou na Comiss�o Parlamentar de Inqu�rito (CPI) dos Bingos e na revela��o do suposto esquema de pagamento de parlamentares que ficou conhecido como mensal�o.

Escutas telef�nicas realizadas durante a investiga��o da PF apontaram contatos entre Cachoeira e o senador democrata Dem�stenes Torres (GO). Ele reagiu dizendo que a viola��o do seu sigilo telef�nico n�o havia obedecido a crit�rios legais.

Nos dias seguintes, reportagens dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo afirmaram, respectivamente, que o grupo de Cachoeira forneceu telefones antigrampos para pol�ticos, entre eles Dem�stenes, e que o senador pediu ao empres�rio que lhe emprestasse R$ 3 mil em despesas com t�xi-a�reo. Na conversa, o democrata ainda vazou informa��es sobre reuni�es reservadas que manteve com representantes dos tr�s Poderes.

Pressionado, Dem�stenes pediu afastamento da lideran�a do DEM no Senado em 27 de mar�o. No dia seguinte, o Psol representou contra o parlamentar no Conselho de �tica e, um dia depois, em 29 de mar�o, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski autorizou a quebra de seu sigilo banc�rio.

O presidente do DEM, senador Jos� Agripino Maia (RN), anunciou em 2 de abril que o partido havia decidido abrir um processo que poderia resultar na expuls�o de Dem�stenes, que, no dia seguinte, pediu a desfilia��o da legenda, encerrando a investiga��o interna. Mas as den�ncias s� aumentaram e come�aram a atingir ouros pol�ticos, agentes p�blicos e empresas.

Ap�s a publica��o de suspeitas de que a construtora Delta, maior recebedora de recursos do governo federal nos �ltimos tr�s anos, fa�a parte do esquema de Cachoeira, a empresa anunciou a demiss�o de um funcion�rio e uma auditoria. O vazamento das conversas apontam encontros de Cachoeira tamb�m com os governadores Agnelo Queiroz (PT), do Distrito Federal, e Marconi Perillo (PSDB), de Goi�s. Em 19 de abril, o Congresso criou a CPI mista do Cachoeira.

Fonte: terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir