Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-05-2012

Hollande nomeia Jean-Marc Ayrault primeiro-ministro da França
Ayrault é líder dos socialistas na Assembleia Nacional Francesa. Hollande tomou posse nesta terça-feira (15) em uma cerimônia discreta.
Hollande nomeia Jean-Marc Ayrault primeiro-ministro da França
Foto: g1.globo.com

O recém-empossado presidente da França, François Hollande, nomeou Jean-Marc Ayrault como primeiro-ministro, informou a presidência nesta terça-feira (15).

A nomeação de Ayrault, de 62 anos, líder da bancada do Partido Socialista na Assembleia Nacional, já era esperada.

Ele deve anunciar o nome do novo ministério na quarta-feira.

Pragmático e de confiança de Hollande, Ayrault pode, segundo analistas, ser uma ponte de comunicação com a Alemanha na negociação de um novo pacto europeu.

Hollande tomou posse nesta terça-feira, em uma cerimônia discreta, em que prometeu compromisso fiscal, mas sem abdicar do crescimento econômico.

Ponte com a Alemanha

O discreto Ayrault é prefeito de Nantes, no oeste da França, e atuou como assessor especial na campanha de Hollande, encarregado da ligação com outros partidos esquerdistas europeus, especialmente o Partido Social-Democrata (SPD), da oposição alemã.

Nos bastidores, o grisalho político de 62 anos realiza missões delicadas. No ano passado, reuniu-se com assessores da chanceler Angela Merkel, em Berlim, para tentar construir laços com o governo dela, de linha conservadora.

O resultado do primeiro-turno eleitoral, em abril, reforçou o favoritismo de Ayrault sobre a até então favorita ao cargo, Martine Aubry, já que o candidato esquerdista Jean-Luc Mélenchon teve uma votação abaixo do esperado - 11,1% -, o que esvaziou a pressão para que Hollande nomeasse um primeiro-ministro capaz de atrair a extrema esquerda.

Socialistas dizem também que o fato de Hollande ter ficado em primeiro lugar na votação - relegando pela primeira vez na história o presidente em exercício à segunda colocação - deixou o candidato mais livre para impor sua escolha pessoal.




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir