Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-05-2012

Pais querem punição para aposentado que abusou de menino
Dados do Conselho Tutelar apontam triste realidade em Divinópolis, MG. Ações de conscientização contra a pedofilia são feitas na cidade.
Pais querem punição para aposentado que abusou de menino
Foto: g1.globo.com

Um casal de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, pede justiça e ajuda para encontrar um aposentado de 57 anos que abusou sexualmente do filho deles, de 13 anos, há três meses. Na cidade, familiares de vítimas de abuso sexual sofrem com a triste verdade de fazer parte de uma estatística assustadora que mostra como a pedofilia tem crescido. Em Divinópolis, dados do Conselho Tutelar apontam esta realidade. Mas os números podem ser maiores. E para tentar combater este crime, começaram na manhã desta terça-feira (15) a ser realizadas ações de conscientização com uma blitz na MG-050 para alertar os motoristas sobre a importância da campanha.

O casal que não quis ser identificado contou que o aposentado de 57 anos se aproximou do filho adolescente em um clube de Divinópolis enquanto ele fazia aula de natação. "Ele fez o contato durante as aulas, se apresentou como amigo e depois disso ele ofereceu uma carona para ele em uma quinta-feira. E em uma sexta-feira ele fez contato pela internet para saber se estávamos em casa. Aí ele foi até no local, onde realizou o abuso. E o nosso sentimento é de impunidade porque já se passaram três meses e ainda não teve a devida localização do suspeito", lamentou o pai.

A mãe pede justiça."É justiça que a gente quer, não tem jeito de voltar atrás. Queria passar uma borracha em tudo que aconteceu, mas não tem jeito", disse. E ao invés de se calar, atitude da maioria das vitimas, o jovem contou o que tinha acontecido. "Ele usou da coragem. Ele ligou para um amigo de confiança primeiro contando o fato e depois, pela relação que a gente tem familiar, ele contou para a gente. Não é fácil. Para nós é uma criança ainda. Um menino que é muito inocente e que não sabe nada de sexualidade", argumentou a mãe.

Quando souberam do fato imediatamente os pais procuraram a polícia. Já existe um mandado de prisão para o pedófilo. O homem que mora em Divinópolis está foragido há três meses. "Meu coração está arrebentado até hoje, mesmo dando apoio eu queria abrir o coração dele e ver a ferida que ficou", contou a mãe.

Para a mãe, o apoio familiar aproximou pais e filhos."Depois que ele nos contou e viu o apoio, vejo que ele tem mais confiança na família. Quando a criança vê que tem o apoio familiar, isso é uma transformação para ela" disse.

Números podem ser maiores

Na cidade, familiares de vítimas de abuso sexual sofrem com a triste realidade de fazer parte de uma estatística assustadora que mostra como a pedofilia tem crescido. Em Divinópolis dados do Conselho Tutelar apontam esta realidade. Mas os números podem ser maiores, pois poucas vítimas e pais como esses têm a coragem de denunciar. O silencio e a omissão fazem com que os pedófilos continuem agindo livremente, aumentando o número de vítimas. "Sem denúncia não se chega a lugar nenhum, independente da gravidade tem que denunciar. Nosso apelo é que os familiares denunciem esse crime sério, temos que proteger nossas crianças, toda comunidade deve levantar a bandeira contra a pedofilia", finalizou o pai.

Segundo a coordenadora do Conselho Tutelar, Aline Fernanda Santos, em 2011 foram registrados 25 novos casos envolvendo abuso sexual de crianças e este, ano o mês de abril, foram seis casos. Contudo, a especialista alerta que alguns casos não entram nas estatísticas do Conselho Tutelar, pois são encaminhados para a Delegacia de Mulheres e para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), local que oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, entre outros. Ainda segundo o Conselho Tutelar, muitas vítimas não tem coragem de contar o fato para os pais ou responsáveis, o que faz aumentar a impunidade.

Blitz contra Pedofilia é realizada em Divinópolis

No dia 18 de maio se comemora o Dia de Combate à Pedofilia. E em Divinópolis começaram nesta terça-feira as ações de conscientização. Nesta manhã uma blitz foi montada na MG-050 para alertar os motoristas sobre a importância da campanha.

Os motoristas que passaram pelo anel rodoviário de Divinópolis receberam orientações de como ajudar a evitar os casos de pedofilia na região. Participaram da blitz representantes do conselho tutelar, Polícia Militar, Ministério Público e da Secretaria de Desenvolvimento Social.

"É preciso denunciar. Estamos de olho na população", concluiu a conselheira tutelar Flávia Félix.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir