Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-05-2012

França declara apoio à Espanha ante reivindicação do ETA
ETA designa uma delegação para dialogar diretamente com os governos da França e Espanha. Os governos dos dois países resaltam o repalto de garantir o fim da violência no País Basco.
França declara apoio à Espanha ante reivindicação do ETA
Foto: noticias.r7.com

A França ressaltou nesta quarta-feira seu respaldo às autoridades espanholas em sua vontade de garantir o fim da violência no País Basco, em resposta ao comunicado do ETA no qual o grupo terrorista diz ter designado uma delegação para dialogar diretamente com os governos dos dois países.

"A posição francesa é conhecida", assinalou o porta-voz do Ministério de Exteriores da França, Bernard Valero, em uma breve resposta à agência EFE após a nova declaração da organização terrorista. "A França é solidária com a Espanha em seus esforços para garantir o fim da violência no País Basco", acrescentou Valero.

Pouco antes, o ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández Díaz, tinha rejeitado a oferta de "diálogo direto" feita pelo ETA porque "para entregar as armas não é preciso dialogar".

Díaz insistiu que a "única comunicação" que espera do grupo é o anúncio de sua dissolução incondicional e advertiu que o governo espanhol não negocia e nem negociará com terroristas.

O ETA declarou no último dia 20 de outubro a "cessação definitiva de sua atividade armada" após cinco décadas nas quais assassinou mais de 850 pessoas na luta pela independência do País Basco da Espanha.

Fonte: terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir