Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-05-2012

Turquia volta a bombardear curdos no norte do Iraque
Avi�es militares turcos bombardearam uma zona no norte do Iraque em uma opera��o a�rea contra o proscrito Partido de Trabalhadores do Curdist�o (PKK), denunciou nesta quarta-feira uma ag�ncia do Curdist�o iraquiano.
Turquia volta a bombardear curdos no norte do Iraque
Foto: tv2.rtp.pt

Segundo a ag�ncia oficial da Uni�o Patri�tica do Curdist�o (PUK), que pertence ao presidente iraquiano, Jalal Talabani, v�rios ca�as turcos sobrevoaram a cidade de Diyarbakir para bombardear a localidade de Hakurk, no Curdist�o iraquiano.

A ag�ncia pr�-kurda Firat, pr�xima ao PKK, confirmou que as regi�es de Xinere e Lolan, ambas na localidade de Hakurk, sofreram bombardeios por volta das 8h15 (hor�rio local).

A guerrilha curda possui bases nas zonas montanhosas do norte do Iraque e, nos �ltimos meses, avi�es turcos realizaram v�rias incurs�es a�reas para bombardear estes ref�gios, embora o site oficial das For�as Armadas turcas ainda n�o confirmou esta �ltima opera��o.

Nesta quarta, o primeiro-ministro do Governo aut�nomo do Curdist�o iraquiano, Nechirvan Barzani, chegar� a Ancara para uma visita oficial de dois dias. Nesta, Berzani dever� se reunir com o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan; o presidente, Abdullah G�l, e o ministro das Rela��es Exteriores, Ahmet Davutoglu.

Segundo a ag�ncia semi-p�blica turca "Anadolu", as conversas devem se centrar na luta contra o terrorismo, termo habitualmente usado para se referir �s atividades do PKK. O Partido de Trabalhadores do Curdist�o � considerado uma organiza��o terrorista pela Turquia, Estados Unidos e Uni�o Europeia.

Fonte: terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir