Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-05-2012

Nível do rio Solimões fica a 3cm de cheia recorde em Manacapuru, no AM
Expectativa é que marca chegue a cota da cheia recorde nos próximos dias. Nas regiões de várzea diversas áreas estão inundadas.
Nível do rio Solimões fica a 3cm de cheia recorde em Manacapuru, no AM
Foto: g1.globo.com

O nível do rio Solimões está a três centímetros de ultrapassar a cota recorde registrada em Manacapuru, no ano de 2009. Nesta quarta-feira (16), a marca registrada foi 20,44m, segundo a Defesa Civil.

Apesar de ter reduzido a velocidade com que aumenta o nível da água, o Solimões continua a subir. A expectativa é que marca chegue a cota da cheia recorde nos próximos dias.

Nas regiões de várzea diversas áreas estão inundadas. Casas foram abandonadas, e a produção e o plantio foram destruídos pelos alagamentos.

A cheia do rio Solimões afeta cidades como Anori, Anamã, Careiro da Várzea, além de Caapiranga e Iranduba, que estão na lista das 52 cidades em situação de emergência por conta da cheia no Amazonas.

Rio Negro

O nível do rio Negro bateu, nesta quarta-feira (16), o recorde da maior cheia registrada nos últimos cem anos, de acordo com a Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH). A cota chegou a 29,78 m, superando em 1cm a cota registrada em 2009, quando o nível do rio chegou a 29,77 m, o maior registro até então.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir