Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 16-05-2012

Google renova sistema de buscas para entender melhor o usuário
Nova fórmula do motor de buscas se chama "gráfico do conhecimento". Segundo companhia, objetivo é mostrar apenas resultados relevantes.
Google renova sistema de buscas para entender melhor o usuário
Foto: g1.globo.com

O Google anunciou nesta quarta-feira (16) uma mudança significativa na forma como os resultados de pesquisas são entregues aos usuários. Segundo a companhia, a nova fórmula do motor de buscas, chamado "Knowledge Graph" ("Gráfico do conhecimento", na tradução para o português), tentará pensar mais como um ser humano.

"O ‘Knowledge Graph’ permite que você procure por coisas, pessoas ou lugares que o Google conhece – pontos turísticos, celebridades, cidades, times de futebol, edifícios, características geográficas, filmes e obras de arte – e imediatamente busca informações que são relevantes para a sua consulta", explica o Google em um post no seu blog oficial.

"Este é um primeiro passo para a construção da próxima geração de buscas, que chega perto da inteligência coletiva na web e entende o mundo um pouco mais como as pessoas entendem", acrescenta a companhia.

A primeira mudança, conforme o Google, é que o site vai entender melhor os termos pesquisados e irá reduzir os resultados disponíveis apenas para aquilo que o usuário quis dizer. "A linguagem pode ser ambígua – você quer dizer Taj Mahal, o monumento, ou Taj Mahal, o músico?", explica a companhia. "Os resultados serão mais relevantes porque vamos entender essas entidades e as nuances de seus significados, da mesma forma que você faz", completa.

Outra mudança é que o Google agora vai mostrar um resumo de dados relevantes sobre o tema pesquisado pelo usuário, como fatos importantes que ele provavelmente está procurando. "Por exemplo, se você está procurando por Marie Curie, você verá quando ela nasceu e morreu, e também poderá obter mais detalhes sobre a sua educação e descobertas científicas", explica o Google. Para chegar a essas informações, a companhia explica que realizou um estudo entre os usuários para saber o que eles procuravam em cada busca.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir