Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 17-05-2012

Pacientes contraem superbactéria dentro de hospital filantrópico, no ES
Acinetobacter é resistente a antibióticos, segundo infetoclogista. Hospital Santa Rita informa que três pacientes contaminados estão isolados.
Pacientes contraem superbactéria dentro de hospital filantrópico, no ES
Foto: g1.globo.com

Três pacientes do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Santa Rita, em Vitória, foram contaminados por uma superbactéria dentro do hospital filantrópico. Segundo a direção, a bactérica Acinetobacter é resistente a muitos antibióticos, pode causar infecção generalizada, infecção urinária e pneumonia. O hospital informou que os pacientes estão em uma área de isolamento para não contaminarem demais pacientes, mas não informou a data exata em que aconteceu as contaminações.

Segundo o infectologista Lauro Ferreira, não é possível evitar que essa bactéria chegue aos hospitais e que este tipo de bactéria sofre mutações que a torna mais resistente. "Qualquer hospital moderno enfrenta infecção hospitalar e bactéria super resistente. Nosso cuidado é evitar que ela se dissemine", explicou o médico.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse que todos os hospitais do Espírito Santo dispõem de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), responsável por aplicar medidas de prevenção às infecções, e o Hospital Santa Rita confirmou que tem uma comissão. De acordo com a Sesa, estas comissões são acompanhadas por uma coordenação da secretaria.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir