Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 17-05-2012

Nasa estima que 4.700 asteroides podem ser perigosos para a Terra
Calcula-se que entre 20% e 30% desses objetos foram localizados. Asteroides podem resistir � passagem pela atmosfera terrestre.
Nasa estima que 4.700 asteroides podem ser perigosos para a Terra
Foto: Nasa

A Nasa, a ag�ncia espacial americana, divulgou nesta quarta-feira (16) que 4.700 asteroides podem ser potencialmente perigosos para a Terra, segundo dados da sonda WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), que analisa o cosmos com luz infravermelha.

A ag�ncia informou que as observa��es da WISE permitiram a melhor avalia��o da popula��o dos asteroides potencialmente perigosos de nosso sistema solar. Esses asteroides t�m �rbitas pr�ximas � Terra e s�o suficientemente grandes para resistir � passagem pela atmosfera terrestre e causar danos se ca�rem no nosso planeta.

Os novos resultados foram recolhidos pelo projeto NEOWISE, que estudou, utilizando luz infravermelha, um total de 107 asteroides potencialmente perigosos pr�ximos � Terra com a sonda WISE, para fazer progn�sticos sobre toda a popula��o em seu conjunto.

Segundo a Nasa, h� aproximadamente 4.700 deles - com uma margem de erro de mais ou menos 1.500 -, que t�m di�metros maiores que 100 metros. At� o momento, calcula-se que entre 20% e 30% desses objetos foram localizados.

"Fizemos um bom come�o na busca dos objetos que realmente representam um risco de impacto com a Terra", disse o respons�vel pelo Programa de Observa��o de Objetos Pr�ximos � Terra, Lindley Johnson.

"Temos de encontrar muitos e ser� necess�rio um grande esfor�o durante as pr�ximas duas d�cadas para localizar todos os que podem causar graves danos ou ser destino das miss�es espaciais no futuro", disse Johnson.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir