Categoria Policia  Noticia Atualizada em 18-05-2012

Força Nacional ocupa o Morro do Santo Amaro, no Rio
Ocupação faz parte do programa de enfrentamento ao crack. Polícias Civil e Militar ocupam a comunidade da Zona Sul desde as 5h.
Força Nacional ocupa o Morro do Santo Amaro, no Rio
Foto: oglobo.globo.com

A Força Nacional de Segurança Pública começa a ocupar o Morro Santo Amaro (Catete), na Zona Sul do Rio, nesta sexta-feira (18), para realizar um trabalho de combate ao crack na comunidade. Por volta das 5h, as polícias Civil e Militar começaram a ocupar a comunidade que tem uma das 11 cracolândias da cidade. Não houve tiros na chegada dos agentes à comunidade.

Os agentes da Força Nacional chegarão por volta das 11h e permanecerão no local por tempo indeterminado para manter a lei e a ordem. Esta é a primeira ação do programa de enfrentamento ao crack, do Governo Federal, desde que o convênio com o Rio de Janeiro foi assinado, em abril. As informações foram publicadas no Diário da União nesta sexta.

Além da Força Nacional, a Prefeitura do Rio também estará a comunidade em caráter permanente. Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promoverão a ocupação social. Três contêineres serão instalados no alto do morro e em um dos acessos à comunidade.

Psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais do município trabalharão 24 horas, disponibilizando para os moradores serviços como encaminhamento para tratamento e acompanhamento de dependentes químicos, cadastramento para programas e projetos sociais desenvolvidos pelas três esferas de governo, além de atendimento social para demandas relativas à moradia, saúde, trabalho, educação, dentre outras.

Desde que a secretaria começou a realizar ações de combate ao crack, há cerca de um ano, mais de quatro mil acolhimentos foram feitos. Participam da ocupação policiais do 2º Batalhão da Polícia Militar e as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), de Combate às Drogas (Dcod, da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), além da 9ª DP.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir