Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 22-05-2012

Argentina suspende restrições à carne suína do Brasil
A Argentina suspendeu nesta terça-feira restrições impostas à carne suína do Brasil, disse o ministro da Agricultura brasileiro, Mendes Ribeiro.
Argentina suspende restrições à carne suína do Brasil
Foto: br.reuters.com

Em entrevista à Reuters, Ribeiro afirmou que recebeu a informação da Embaixada argentina no Brasil.

"Se retoma o processo de carne suína à normalidade", declarou ele.

"O que importa é que não tem mais nenhuma restrição", disse.

Em reunião na semana passada, o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, havia prometido resolver a questão da entrada de carne suína brasileira em poucos dias, após o Brasil implementar um licenciamento não automático para cerca de dez produtos perecíveis importados da Argentina.

A indústria brasileira de carne suína se queixa que o país vizinho dificulta a entrada do produto nacional desde fevereiro. Em abril, por exemplo, o Brasil exportou apenas 473 toneladas para os argentinos, queda de 85 por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Questionado se o Brasil daria alguma contrapartida para a Argentina, em especial sobre a entrada de batatas argentinas no país, Ribeiro afirmou que esse assunto está sendo tratado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O Brasil, grande consumidor de batatas argentinas, tem dificultado a entrada do produto do país vizinho, em meio a uma disputa comercial.

Uma fonte do Ministério do Desenvolvimento afirmou à Reuters que, como resultado da retomada das exportações de carne suína, o Brasil deve liberar a entrada do produto argentino, pois o governo identificou uma escassez no mercado brasileiro.

Ribeiro disse ainda que seu ministério está terminando um estudo fitossanitário sobre uvas-passas argentinas, também barradas pelo governo brasileiro.

Segundo ele, se o estudo do ministério concluir que não há nenhum problema sanitário, "não há razão para continuar com essa restrição".

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir