Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-05-2012

Equipamentos em MG para pessoas com deficiência não são devolvidos
Associação em Araxá lança campanha para devolução. 80% dos equipamentos de assistência a deficientes estão emprestados.
Equipamentos em MG para pessoas com deficiência não são devolvidos
Foto: g1.globo.com

A Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência (Fada) de Araxá, no Alto Paranaíba, é uma das instituições da cidade que cede equipamentos para uso das pessoas com deficiência física. O problema é que nem sempre eles são devolvidos. Para amenizar o problema, a Fada tem realizado uma campanha para incentivar a devolução das peças.

" A campanha é para conscientizar e sensibilizar as pessoas que pegaram esses aparelhos emprestados e estão com eles em casa encostados, para que possam devolver. Queremos dar prioridade para outras pessoas que também precisam", disse a diretora administrativa da Fada, Maria da Conceição Aguiar Santos.

Os pedidos de devolução estão sendo feitos através das rádios e jornais de Araxá. Feito o contato, a entidade buscará o equipamento na casa da pessoa. Com problemas nas pernas, a aposentada Lázara Maria Dornelas precisou de uma cadeira de rodas, mas não foi fácil conseguir uma. "Foi muito custoso, muito difícil mesmo. Se meu neto não tivesse batalhado não teria conseguido", disse.

A casa Espírita Luz e Caridade conta com 100 cadeiras para empréstimo. "Nós realizamos comodatos de 90 dias. Depois do prazo a pessoa pode renovar esse comodato e dependendo do caso estabelecemos prazos maiores", disse o diretor da casa, João Davi.

Cinco instituições da cidade trabalham com o empréstimo de órteses como muletas, bengalas e coletes cervicais. Além da casa Espírita, também prestam esse serviço o Rotary Clube Araxá, Capela Mártir Filomena, Casa do Caminho e a Fada, que conta com cerca de 620 aparelhos ortopédicos e 80% estão emprestados. Boa parte deles está com o prazo de devolução vencido.

Segundo Maria da Conceição, mais de 10 pessoas passam pela entidade todos os dias em busca de órteses, mas muitas voltam para a casa sem o empréstimo. "A demanda é muito grande e não estamos tendo as devoluções nos prazos estabelecidos. Cerca de 80% dos aparelhos estão emprestados", finalizou a diretora.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir