Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-05-2012

Bombas dentro do corpo podem ser nova fronteira para a Al-Qaeda
Explosivos encontrados em cueca de homens-bomba revelam o grau de criatividade do grupo na sua luta contra os americanos.
Bombas dentro do corpo podem ser nova fronteira para a Al-Qaeda
Foto: g1.globo.com

A bomba escondida em uma cueca por um homem que embarcou em um avi�o do I�men para os Estados Unidos neste m�s revelou que a rede terrorista da Al-Qaeda continua desenvolvendo t�cnicas cada vez mais criativas de fabricar explosivos.

O homem que portava a bomba era um agente trabalhando para a intelig�ncia americana, mas ainda assim o epis�dio mostrou que a Al-Qaeda e pa�ses ocidentais continuam disputando um jogo mortal de gato e rato.

Os atentados de 11 de setembro de 2001 provocaram mudan�as na seguran�a dos aeroportos e das cabines nos avi�es.

Mas, poucos meses depois, um homem conseguiu embarcar em um avi�o com uma bomba em seu sapato. Desde ent�o, os cal�ados tamb�m viraram alvos de inspe��es de embarques. Em 2006, uma nova bomba da Al-Qaeda � base de flu�dos gerou restri��es no porte de l�quidos por parte dos passageiros.

Em 2009, um nigeriano quase conseguiu explodir um avi�o que viajava para Detroit com uma bomba em sua cueca.

Dentro do corpo?

Poucos meses antes deste incidente, um jovem homem-bomba disse que se entregaria ao pr�ncipe Mohammed bin Nayef, que coordenava os servi�os antiterrorismo da Ar�bia Saudita. Ele insistiu que s� faria isso em pessoa. Ao se encontrar com o pr�ncipe, em um pr�dio em Jeddah, uma bomba no seu corpo foi detonada remotamente, por telefone celular.

A cena foi violenta. O corpo do homem-bomba voou para tudo que � lado, e uma parte do seu bra�o ficou presa no teto. Incrivelmente, o pr�ncipe escapou sem nenhum ferimento grave. Especialistas em explosivos nunca chegaram a uma conclus�o sobre como a bomba havia sido escondida no corpo do jovem. Alguns diziam que ela estava dentro do �nus, mas outros argumentavam que ela estava apenas na sua cueca.

O homem-bomba, Abdullah al-Asiri, portava um explosivo constru�do por seu irm�o, Ibraham al-Asiri, um especialista iemenita na fabrica��o de bombas, e um dos integrantes mais perigosos e procurados da Al-Qaeda.

Ibraham al-Asiri � considerado o respons�vel por diversos explosivos encontrados nos lugares mais inusitados - desde cuecas a cartuchos de impressora. Estes �ltimos foram embarcados em um avi�o de cargas que viajava para os Estados Unidos, e s� foram descobertos porque a intelig�ncia americana recebeu uma den�ncia de uma fonte.

Na segunda-feira, a Al-Qaeda voltou a demonstrar seu poder de fogo, com uma bomba que matou quase cem soldados em uma parada militar na capital do I�men, Sanaa.

Implante em c�es

Um relat�rio do ano passado, produzido pelo especialista Robert Bunker da Claremont Graduate University, afirma que as bombas est�o sendo escondidas cada vez mais pr�ximas ao corpo - e que a l�gica extrema � colocar a bomba dentro do corpo dos homens-bomba.

"Se voc� olhar na hist�ria militar, colocar armadilhas explosivas como granadas de fragmenta��o embaixo ou mesmo dentro de cad�veres de soldados � uma pr�tica muito comum. Isso era muito comum no Pac�fico, durante a Segunda Guerra Mundial, e na Guerra do Vietn�", diz ele.

Um passo ainda al�m seria implantar a bomba cirurgicamente em um organismo vivo. Isso j� foi feito em animais. Em 2010, a Al-Qaeda no Iraque implantou bombas em cachorros que eram enviados para os Estados Unidos. Mas os c�es morreram logo ap�s os implantes, e o plano nunca deu certo.

Esse tipo de t�cnica exige conhecimento m�dico avan�ado. Al-Asiri estaria desenvolvendo isso junto a m�dicos que trabalham para a Al-Qaeda. Em tese, uma bomba pode ser implantada at� mesmo dentro do seio de uma mulher.

As bombas usadas em cuecas n�o possuem partes de metal, o que faz com que elas n�o sejam reconhecidas por detectores de metais. Isso levou � introdu��o nos aeroportos de scanners capazes de revelar tudo que est� escondido embaixo de roupas. Ainda assim, poucos aeroportos usam esses scanners fora dos Estados Unidos e da Europa.

E eles s�o ineficazes para detectar explosivos escondidos dentro do corpo. Ent�o que tipo de equipamento � necess�rio?

Um raio-X m�dico seria capaz de detectar bombas ou drogas escondidas dentro do corpo de uma pessoa, mas existe a preocupa��o de expor os passageiros � radia��o. Testes que detectam res�duos de bomba tamb�m poderiam ser usados, mas especialistas em fabrica��o de bombas raramente deixam rastros.

A melhor alternativa � tentar detectar comportamentos estranhos ou interrogar passageiros sobre cirurgias recentes.

Como detonar?

Mesmo no caso de um atentado assim ser bem-sucedido, um especialista afirma que esse tipo de bomba enfrenta outro problema: o corpo do homem-bomba absorve grande parte do impacto da explos�o. Dentro de avi�o, a bomba precisaria ser forte o suficiente apenas para provocar um buraco na aeronave. Mas fora do avi�o, seu impacto seria bastante limitado.

O maior desafio � detonar a bomba. Se um rel�gio for usado para detonar a bomba, ela n�o funcionaria no caso do atraso de um voo. A bomba escondida na cueca, no epis�dio de 2009, tinha um detonador qu�mico, acionado por uma seringa. Mas isso n�o deu certo, e o homem-bomba acabou se queimando.

O explosivo escondido na cueca em 2012 seria uma vers�o mais sofisticada disso, mas os detalhes n�o foram revelados. A alternativa de usar um telefone celular para detonar a bomba n�o existe dentro de um avi�o, onde a cobertura do sinal � limitada.

Esse tipo de explosivo ainda est� mais no campo da tese do que da pr�tica. Mas a Al-Qaeda tem provado que pode recorrer aos m�todos mais criativos para conseguir atingir seus objetivos mortais.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir