Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 24-05-2012

Curta na Praça na Beira Rio em Itapemirim
A exibição ao ar livre de curta-metragens premiados será nos dias 26 e 27 de maio, na Av. Beira Rio ao lado da ponte da Vila.
Curta na Praça na Beira Rio em Itapemirim
Foto: Divulgação

A quinta edição do projeto "Curta na Praça", iniciativa que nasceu no Rio de Janeiro com o objetivo de facilitar o acesso à produção do cinema brasileiro, ganha novos horizontes e chega, pela primeira vez, ao Espírito Santo. A primeira cidade no estado a contar a iniciativa é Itapemirim, que recebe – nos dias 26 e 27 de maio – a exibição ao ar livre de 24 curta-metragens de animação, ficção e documentários brasileiros premiados em festivais nacionais e no exterior. Os curtas serão exibidos em um telão montado na Praça Domingos José Martins, com direito à pipoca e refrigerante de graça. Serão apresentadas duas sessões por dia, às 18h30 (exclusivo para escolas) e 20h30 (aberto ao público), com cerca de seis curtas por sessão.

Além de Itapemirim, as cidades de Guarapari (02 e 03/06) e Vitória (09 e 10/06) também receberão o projeto pela primeira vez. No Rio de Janeiro, a cidade de Campos (21 e 22/06) também recebe, pela primeira vez, o projeto, além das cidades de Macaé (19 e 20/06), Cabo Frio (30/06 e 01/07), Búzios (07 e 08/07) e São Francisco de Itabapoana, que já receberam o "Curta na Praça" e, mais uma vez, poderão contar com essa iniciativa.

Nesta edição oito cidades vão receber o "Curta na Praça", número maior que do ano passado, quando a iniciativa foi realizada em cinco cidades. Ao todo serão apresentados 24 curtas nacionais de animação, ficção e documentários, exibidos em 30 sessões.

Entre os curtas que serão exibidos, estão alguns destaques com premiações em festivais nacionais e internacionais. Como, por exemplo, o "Enciclopédia", do diretor Bruno Gularte, premiado em oito festivais, entre eles de melhor filme pelo Festival Internacional De Cinema Infantil - FICI (2010), e de Melhor Fotografia e Melhor Ator (Eduardo Sandagorda) pelo 33º Festival Guarnicê. "Passageiros", de Bruno Mello, também está entre os destaques da programação da quinta edição do "Curta na Praça". O filme foi eleito melhor curta-metragem no Festival do Rio 2011, pelo Júri Popular. Outro destaque é o curta "L", com direção de Thaís Fujinaga, que recebeu cinco prêmios no Festival Internacional de Curta-metragens de São Paulo, e outros quatro prêmios no Cine PE (melhor atriz, direção de arte, direção de fotografia e direção).

A programação exibida pelo "Curta na Praça", que leva a magia e a diversidade do cinema a lugares com pouca frequência às salas de projeção e a uma platéia própria, traz uma seleção de curta-metragens recentes, que geralmente estão limitados aos grandes festivais nacionais. Para se ter uma idéia, o projeto recebeu no ano passado 12 mil pessoas nas cinco cidades do estado do Rio de Janeiro e espera receber, nessa edição, cerca de 600 pessoas por exibição, totalizando uma média de 20 mil espectadores.

Os títulos selecionados não possuem cenas de violência, sexo ou drogas, mas sim temas que fazem crianças, jovens, adultos e idosos pensarem, ou apenas sonharem, no escurinho do cinema.

Com apoio da Coca-Cola, pelo quarto ano consecutivo, e patrocínio da Shell Brasil Petróleo, o objetivo do projeto é levar a magia da sétima arte para as praças de todo o Brasil. A iniciativa conta, ainda, com a parceria da Prefeitura de Itapemirim e das Secretarias de Educação e Cultura do município. O projeto envolve ainda debates com atores e diretores dos curtas exibidos. A cada sessão exibida serão realizados sorteios de camisetas, latas de filmes, bolsas e para completar os espectadores poderão fazer perguntas para os realizadores convidados e votar no curta que mais gostaram. Teremos ainda algumas novidades, como: tótens com fotos do evento no ano passado para levar de lembrança para casa e também folders com a programação completa dos filmes exibidos com sinopse e principais informações.

Para muitas pessoas, o Curta na Praça representa a primeira ida ao cinema. "Tem gente que fica deslumbrada com o número de cadeiras e com o tamanho da tela. Famílias inteiras assistem à programação", conta Juliana Teixeira, idealizadora do projeto. Em São Francisco de Itabapoana, por exemplo, o público no ano passado chegou a 2,5 mil pessoas, um recorde.

O Curta na Praça, projeto sócio-cultural idealizado pela atriz e produtora Juliana Teixeira, da Nova Bossa Produções Culturais, tem como objetivo democratizar o cinema brasileiro e resgatar os programas feitos em família. A proposta é atuar no acesso e na formação de público, disseminando valores humanos a partir do cinema.

Atriz e produtora de teatro e cinema, Juliana explica que a escolha de curtas em detrimento dos longas é para dar um panorama da produção nacional. "No tempo em que normalmente se exibe um longa-metragem, exibiremos em média, cinco curtas de temática atual e variada, o que serve para situar o público diante da cinematografia brasileira", diz ela.

A maioria dos curtas foram premiados em festivais no Brasil e exterior como: o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Animamundi, Festival do Rio, Brasília, Gramado entre outros.

Breve histórico do Curta na Praça

A idéia de criar um projeto social que viabilizasse o acesso ao cinema por meio da exibição de curta-metragens surgiu em 2001, quando Juliana Teixeira produziu seu primeiro curta, "A Breve História de Cândido Sampaio". A partir de então, Juliana participou de festivais no exterior e em todo o Brasil e tornou-se apreciadora do formato.

Breve perfil da produtora Nova Bossa

Criada por Juliana Teixeira e Pedro Carvana em 1998, a Nova Bossa produziu seis espetáculos teatrais e três curta-metragens: "A Breve História de Cândido Sampaio" (2001); "Ratoeira" (2004) e "Deus vai nos ajudar" (2009). Criada para atuar nos mais diversos campos da cultura, a produtora tem expressiva atividade em projetos do terceiro setor. Atualmente, a Nova Bossa possui quatro projetos socioculturais: o "Passageiro do Futuro", o "Caminho da Cultura", que promovem capacitação técnica em artes cênicas, o "Circuito Cine Curta", "Circuito Cultura Carioca Expressão de Artes Integradas" e "Curta na Praça".

Serviço:
Curta na Praça
Dias 26 e 27 de maio de 2012 (sábado e domingo)
Praça Domingos José Martins – Itapemirim - ES
Horário: 18h30 (exclusivo para escolas) e 20h30 (aberto ao público)
Entrada: Grátis (com direito à pipoca e refrigerante de graça)
Classificação: Livre


    Fonte: Daniella Fernandes – Tel: (21) 8300-5026 email: www.abreaspas.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir