Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-05-2012

Tropas francesas sairão do Afeganistão em 2012, assegura Hollande
Cabul, 25 mai (Prensa Latina) O presidente da França, François Hollande, assegurou hoje nesta capital que as tropas de seu país regressarão a Paris antes do fim de 2012.
Tropas francesas sairão do Afeganistão em 2012, assegura Hollande
Foto: prensa-latina.cu

O processo será coordenado de maneira conjunta com as autoridades afegãs e a Organização do Tratado do Atlãántico Norte, ainda que França manterá uma presença militar, pontuou o presidente.

Em uma coletiva de imprensa na Embaixada da França em Cabul, o chefe de Estado europeu rendeu homenagem aos 83 soldados nacionais mortos aqui e assinalou que a retirada dos 3.500 homens só está relacionada às forças de combate.

Os militares franceses que permanecerão no Afeganistão trabalharão na formação de quadros do Exército afegão, da Polícia e cobrirão postos no hospital e no aeroporto, esclareceu.

Ao terminar o período de transição, assegurou o presidente, não haverá mais ações militares, mas sim de cooperação nos âmbitos da educação, cultura, arqueologia e previdência.

Hollande afirmou que o objetivo de conservar os efetivos franceses responde à perspectiva de instalar aqui empresas francesas em condições seguras.

A partir da base de Nijrab, província de Kapisa, nordeste da capital, o visitante explicou a seus militares que o compromisso da França com o Afeganistão entrava em fase de transição, na qual primará a cooperação civil no marco do tratado bilateral de amizade assinado em janeiro deste ano.

Insistiu que já chegou o momento de passar aos afegãos o gerenciamento e defesa de seu território.

O estadista viajou acompanhado dos ministros de Defesa, Jean-Yves Lhe Drian, e de Assuntos Exteriores, Laurent Fabius.




Fonte: prensa-latina.cu
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir