Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 28-05-2012

Campanha de prevenção a cegueira em escolas de Itapemirim
O Município de Itapemirim iniciou na manhã desta segunda-feira (28), a campanha de controle do tracoma que percorrerá todas as escolas da rede municipal.
Campanha de prevenção a cegueira em escolas de Itapemirim
Foto: Divulgação PMI

O Tracoma é um doença dos olhos, que ocorre principalmente nas crianças. O Tratamento é fácil, mas se não for tratado, com o passar do tempo, pode provocar cegueira.

Os profissionais de saúde do Município e técnicos do Governo do Estado irão as escolas até dia 29 de junho, fazendo a reversão de pálpebra em cada criança, do 1º ao 9º ano.

A campanha começou na Escola Municipal "Narciso Araújo". Segundo informação da Secretaria Municipal de Saúde, serão examinadas aproximadamente 3.883 crianças e adolescentes da sede, litoral e interior de Itapemirim.

SAIBA MAIS:

O tracoma é uma doença oftálmica, que afeta a conjuntiva, córnea dos olhos e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. A etiologia é bacteriana, uma variedade da Chlamydia trachomatis, uma bactéria gram-negativa, intracelular obrigatória e que leva a uma hipertrofia dos folículos, hipertrofia papilar e formação de um pano, que resulta na formação de uma cicatriz e até em cegueira.

Transmissão

A forma de transmissão desta bactéria se dá pelo contato direto com secreções oculares, nasais e bucais do indivíduo afetado e também, através de objetos que entraram em contato com as secreções de indivíduos contaminados e até insetos podem funcionar como vetores mecânicos.

O período de incubação desta bactéria varia de 5 a 12 dias e após este período, o indivíduo começa a apresentar sinais clínicos da doença, que são, inicialmente, lacrimejamento, descarga mucopurulenta, irritabilidade ocular. Quando a doença está mais avançada há a presença de cicatrizes na córnea e conjuntiva, levando há uma deformação das pálpebras, fazendo com que os cílios fiquem em contato direto com os olhos, prejudicando assim a visão. Há também inchaço dos nódulos linfáticos que se localizam próximo aos ouvidos.

Prevenção:

- Lavar as mãos e o rosto com sabonete várias vezes ao dia;

- Não coçar os olhos;

- Não usar toalhas ou lenços de outras pessoas;

- Procure dormir sozinho na cama. Quando precisar dormir com mais pessoas, ficar com a cabeça para lados diferentes. (Fonte: www.saude.es.gov.br .






    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir