Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-05-2012

Moradora do interior do Paraná colhe batata doce com mais de 9 kg
Auxiliar de serviços gerais plantou o tubérculo e ficou surpresa na colheita. Agrônomo diz que solo ou genética pode ter favorecido desenvolvimento.
Moradora do interior do Paraná colhe batata doce com mais de 9 kg
Foto: g1.globo.com

A moradora de Iguatu, no oeste do Paraná, Cleusa Aparecida Barros colheu uma batata doce de 9,9 kg em um terreno ao lado da casa onde mora. A auxiliar de serviços gerais de uma escola contou ao G1 que ela mesmo plantou a batata na terra do terreno que está vazio, há menos de um ano.

"Pedimos autorização do vizinho que limpou o terreno e ele deixou. Então plantei a raminha de batata na terra fofa, sem veneno, nem nada. No dia que resolvi arrancar umas batatas encontrei umas 4 kg, 5kg, de 7 kg e essa maior de quase 10 kg", contou.

Segundo Cleusa, foi uma surpresa encontrar o tubérculo gigante. "Fiquei surpresa, porque com mais de dois quilos nunca tinha visto". A moradora disse que muitos vizinhos foram até a casa dela para fotografar a batata doce.

Cleusa ainda contou que as batatas menores, de 4 kg e 5 kg, ela doou aos vizinhos. A de 7 kg ela vendeu, mas ainda não decidiu o que vai fazer com a maior. "Vai ter uma festa junina no fim de semana e me pediram ela emprestada para decoração, mas não vamos deixar", disse. "A turma do meu trabalho está pedindo para cozinhar e dividir, mas ainda não sabemos. Por enquanto ela vai ficar aqui em casa guardada".

O marido de Cleusa, Domício Barros, que acompanhava a esposa na colheita disse no primeiro momento pensou que a batata doce gigante fosse uma pedra. Agora ele pensa em vender e conseguir algum dinheiro.

Nota da redação: de acordo com o engenheiro agrônomo da Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Adaguimar Sérgio Chichetti, "o tipo de solo e ou seleção genética que tenha favorecido o desenvolvimento" da batata doce comum.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir