Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-05-2012

Segurança da Rio+20 terá atuação de 8 mil homens das Forças Armadas
Operação vai ocorrer de 5 a 29 de junho e mobilizará 15 mil homens. Ao menos 29 helicópteros vão escoltar chefes de Estado no Rio de Janeiro.
Segurança da Rio+20 terá atuação de 8 mil homens das Forças Armadas
Foto: g1.globo.com

O Comando Militar do Leste (CML) informou, no início da tarde desta segunda-feira (28), que a segurança da Rio+20, será feita por 8 mil homens das Forças Armadas.

Além disso, segundo o CML, outros 7 mil profissionais, entre policiais civis, militares, federais, bombeiros e guardas municipais também vão atuar no policiamento durante o evento, que acontece de 13 a 22 de junho e deve reunir cerca de cem chefes de Estado. No total, serão 15 mil agentes de segurança.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, recebe este nome por ocorrer vinte anos depois da Eco 92 (também conhecida como Rio 92), considerada a maior conferência sobre meio ambiente já realizada, que popularizou o conceito de "desenvolvimento sustentável".

"Foi feito um planejamento muito detalhado, um grande número de pessoas presentes e equipamentos para que toda a conferência ocorra de maneira mais tranquila. Virão inclusive alguns efetivos de fora do Rio, como a Aviação do Exército de Taubaté e a Brigada de Operações Especiais, de Brasília", disse o ministro da Defesa Celso Amorim.

De acordo com o CML, as ações de segurança serão realizadas por meio da Operação Rio+20, entre os dias 5 a 29 de junho. As instituições mobilizadas para a operação também irão coordenar e complementar as ações de segurança a cargo da Organização das Nações Unidas (ONU).

Autoridades

A escolta de autoridades será feita por 52 equipes especializadas, incluindo 416 batedores. A segurança aérea dos comboios será feita por 29 helicópteros. O policiamento ostensivo da cidade contará com 2,5 mil PMs, mil guardas municipais, 1,4 mil policiais rodoviários federais, 1,4 mil policiais federais e 600 bombeiros.

Ainda de acordo com o CML, a Polícia Civil vai instalar duas delegacias temporárias com funcionamento 24 horas no Riocentro, um dos principais locais da conferência, e no Aterro do Flamengo: "O policiamento será efetivamente terrestre, todas as áreas estarão sob vigia. Tudo está devidamente preparado. Acho que a gente vai ter um grande evento", completou o ministro Celso Amorim.

Segurança será reforçada nos aeroportos

O planejamento da Operação Rio+20 também contempla o reforço na segurança nos aeroportos e nas principais vias de acesso ao Rio de Janeiro. Estão previstas a execução de medidas como varreduras eletrônicas e de artefatos explosivos em hotéis e nos locais de eventos coordenadas pelo Centro de Coordenação Tático Integrado.

O Exército vai instalar também uma Central de Monitoramento Cibernético, de acordo com o CML, com o objetivo de coordenar as ações de segurança cibernética durante o evento. A área interna do Riocentro será assumida oficialmente pela ONU, a partir do dia 5 de junho.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir