Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 28-05-2012

Sistema para carros monitora olhar, respiração e batimentos do motorista
Câmera identifica se usuário está olhando para a pista ou dormindo. Caso passe mal, sistema envia mensagem de socorro para a polícia.
Sistema para carros monitora olhar, respiração e batimentos do motorista
Foto: g1.globo.com

A fabricante de acessórios para carros Aisin Seiki apresentou no Japão um novo sistema de transporte inteligente ("Intelligent Transportation System, em inglês), que promete monitorar o motorista, identificando se ele está olhado para a estrada, se está respirando normalmente, avaliando nível de tensão ou de cansaço, e alertando a polícia caso ele passe mal enquanto dirige.

O sistema usa uma câmera e um programa de rastreamento do corpo que consegue determinar a posição dos olhos, identificando se o motorista está mesmo olhando para a rua ou se está olhando para os lados ou dormindo. Ainda, sensores conseguem medir o nível de respiração e os batimentos cardíacos.

No caso de o motorista passar mal ou dormir ao volante, o sistema faz uma ligação de emergência para a polícia. A intenção dos fabricantes, segundo reportagem do site "The Verge" é poder fazer com que o carro vá para o acostamento e pare automaticamente, sem nenhuma intervenção.

Ainda não há previsão do lançamento da tecnologia, segundo a empresa.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir