Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 29-05-2012

Pasta de dente contém substâncias que poluem os rios, diz especialista
População do Brasil despeja 100 toneladas de resíduo poluidor em um ano. Destista de São Carlos explicou quantidade correta de pasta por escovação.
Pasta de dente contém substâncias que poluem os rios, diz especialista
Foto: g1.globo.com

O conceito fundamental para evitar a poluição é o consumo consciente. Isso se aplica a tudo, inclusive a hábitos simples, como escovar os dentes. A pasta de dente, segundo especialistas, contém substâncias que prejudicam os rios.

Um cálculo feito por pesquisadores demonstra que, se metade da população do país escovar os dentes três vezes ao dia, 100 toneladas de resíduo poluidor serão produzidos em um ano. Um risco para plantas e animais aquáticos.

O pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Elson Longo explicou o caminho do resíduo que sai da pasta de dente. "Vai para os rios e lagos e depois, finalmente, para o mar", disse.

A dentista Cláudia Telles disse que, para diminuir esse impacto que as substâncias do creme dental causam no meio ambiente, é preciso usar apenas um pouco do produto. "Para qualquer idade, a gente indica sempre um pouquinho de pasta, porque não é a espuma que vai limpar os dentes. É a escova com um pouquinho só do sabãozinho da pasta", explicou.

E a dentista Talita Joude orientou que os tubos de pasta devem ser aproveitados até o fim. "É pouca quantidade e a gente precisa evitar o desperdício, tanto para adultos como para crianças".

Esmalte

O descarte de esmalte na natureza, sem nenhum cuidado, também pode poluir o meio ambiente. Os pesquisadores alertaram que não é aconselhável que os frascos sejam descartados na coleta de reciclagem, pois os resíduos do esmalte ainda estarão dentro do vidro.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir