Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-05-2012

Dilma nega risco de crise institucional após briga de Lula e Gilmar Mendes
Presidência da República divulgou nota rejeitando matéria do Estadão
Dilma nega risco de crise institucional após briga de Lula e Gilmar Mendes
Foto: pimentus-ardidus.blogspot.com

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira (30) rejeitando as informações de reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" na qual a presidente Dilma Rousseff diz temer uma "crise institucional" após o embate entre o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em reportagem publicada no último final de semana pela revista Veja, Mendes afirma que o ex-presidente teria pressionado o ministro com o objetivo de adiar o julgamento do mensalão.

Já a reportagem do Estadão publicada hoje diz que "Dilma avalia que a situação é perigosa, tem potencial de estrago que beira a crise institucional nas relações entre Executivo e Judiciário, e transmitiu esse recado na conversa mantida nesta terça com o presidente do STF, Ayres Britto. O encontro durou uma hora e dez minutos, no Planalto.

Embora petistas estejam fazendo desagravos públicos a Lula, a presidente ordenou silêncio aos auxiliares após falar com ele por telefone. A ordem é blindar o Planalto dos torpedos vindos da CPI do Cachoeira e dos ataques de Mendes".

A nota oficial diz que "a audiência de ontem da presidenta Dilma Rousseff com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, tratou do convite ao presidente do STF para participar da Rio+20 e de assuntos administrativos dos dois poderes"

Leia a íntegra do texto:

"Nota à Imprensa

A Presidência da República informa que são no todo falsas as informações contidas na reportagem que, em uma de suas edições, apareceu com o título "Para Dilma, há risco de crise institucional", publicada hoje no diário O Estado de S. Paulo. Em especial, a audiência de ontem da presidenta Dilma Rousseff com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, tratou do convite ao presidente do STF para participar da Rio+20 e de assuntos administrativos dos dois poderes. Reiteramos que o conjunto da matéria e, em especial, os comentários atribuídos à presidenta da República citados na reportagem são inteiramente falsos.

Contrariando a prática do bom jornalismo, o Estadão não procurou a Secretaria de Imprensa da Presidência para confirmar as informações inverídicas publicadas na edição de hoje. Procurada a respeito da audiência, a Secretaria de Imprensa da Presidência informou ao jornal Estado de S. Paulo e à toda a imprensa que, no encontro, foram tratados temas administrativos e o convite à Rio+20."

Fonte: r7.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir