Categoria Politica  Noticia Atualizada em 31-05-2012

Ministro britânico nega contato indevido com grupo de Murdoch
Jeremy Hunt, da Cultura, falou a comissão que investiga a mídia. Escândalo de grampos em tabloide provocou a investigação.
Ministro britânico nega contato indevido com grupo de Murdoch
Foto: g1.globo.com

O ministro da Cultura do Reino Unido, Jeremy Hunt, negou ter mantido contatos indevidos com o império midiático de Rupert Murdoch, em seu testemunho desta quinta-feira (31) perante a comissão que investiga práticas midiáticas após o escândalo das escutas do tabloide "News of the World".

Em seu depoimento na chamada Investigação Leveson, Hunt defendeu sua posição e admitiu que era "favorável" à tentativa frustrada da News Corp. de tomar o controle da plataforma televisiva BSkyB.

Apesar das comunicações por telefone e SMS que manteve com James Murdoch, o filho do magnata, e com outros diretores da News Corp. - reveladas pela investigação -, Hunt disse que não foi parcial quando o primeiro-ministro David Cameron o designou para decidir se a questionada operação podia ser levada adiante.

"Era amplamente sabido que eu era, em linhas gerais, favorável à oferta", disse Hunt, cuja pasta completa inclui, além de Cultura, os Jogos Olímpicos, os Meios de Comunicação e o Esporte.

"Tinha a opinião de que a BSkyB já era controlada pelos Murdoch, razão pela qual não acreditava que houvesse uma mudança na pluralidade, mas que era preciso respeitar o devido processo", declarou à comissão em Londres.

Mas a comissão também ouviu que antes que fosse designado para se pronunciar sobre esta operação de 7,8 bilhões de libras (US$ 12,2 bilhões ou 9,7 bilhões de euros) Hunt enviou um SMS a James Murdoch para felicitá-lo pela aprovação das autoridades europeias.

A News Corp. teve que renunciar à oferta em julho de 2011 após o agravamento do escândalo que resultou no fechamento do jornal News of the World, propriedade de uma de suas subsidiárias.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir