Categoria Pop & Art  Noticia Atualizada em 31-05-2012

Músicos lamentam a morte de Nelson Jacobina
Compositor morreu na manhã desta quinta-feira (31), vítima de câncer. "Era um militante, um guerreiro", disse o amigo e parceiro Jorge Mautner.
Músicos lamentam a morte de Nelson Jacobina
Foto: g1.globo.com

"Guerreiro", "militante", "mestre", "músico estelar", "gentil". Sobram adjetivos para amigos e músicos definirem Nelson Jacobina, que morreu na manhã desta quinta-feira (31), no Rio de Janeiro, após longa luta contra um câncer. O velório será às 13h no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul da cidade.

"O Nelson era um guerreiro e parceiro desde 1972, e não só de música. As músicas expressam a transformação, houve uma democratização por meio dos shows. Ele era um militante, um guerreiro. O trabalho dele não era só fazer música e show. Ele lutava pela cultura. Ele lutou pela inclusão de minorias, ecologia, há mais de 40 anos. Também era um ótimo arranjador", disse Jorge Mautner, por telefone, ao G1.

O compositor lembrou que o amigo, mesmo sentindo dores fortes, seguia fazendo show. "No palco elas desapareciam. Nosso último show juntos foi no sábado (dia 26 de maio). Ele queria tocar até mais no palco. Foi em Jacareí (SP)", contou.

ntegrante da Orquestra Imperial desde o início dos anos 2000, Nelson Jacobina gravou o segundo disco de estúdio da banda, há um mês. Na próxima quarta-feira (6), será homenageado no primeiro show do grupo sem ele, no Circo Voador, no Rio de Janeiro.

"Vamos fazer na semana que vem o show de comemoração de 10 anos da Orquestra sem ele. Vai ser difícil sentir sua ausência depois de tanto tempo, mas tenho certeza de que será muito homenageado", disse Nina Becker, por e-mail, de Nova York. "Nelson era um mestre para todos nós. Uma pessoa linda e formidável. Além de músico estelar, autor de composições lindas, estava sempre transmitindo alegria. Muito culto, gentil, generoso", completou.

Outro companheiro da Orquestra, Berna Ceppas, também elogiou o amigo: "Gravamos duas super músicas compostas por ele (no álbum, que será lançado em agosto). Era uma pessoa muito especial, que vai fazer falta. O Nelson, com um toque de Midas, tinha habilidade de transformar a vida das pessoas com quem tinha contato. Era de uma gentileza que mudava os padrões das pessoas."

Uma de suas músicas mais conhecidas, "Maracatu atômico", composta em 1972 com Jorge Mautner, fez muito sucesso nas versões de Gilberto Gil e de Chico Sciente com a Nação Zumbi, da qual Jorge du Peixe faz parte. "Essa música atravessou décadas chacolhando muita gente. É uma composição de peso, uma canção atualíssima. A letra mostra a visão bem futurista de Jorge Mautner e Nelson Jacobina", comentou, antes de lamentar. "É realmente triste a gente ver um compositor desse calibre indo embora. É uma grande perda pra música do país."

Homenagens na internet

Nas redes sociais, fãs e artistas também lamentaram. No Twitter, Arnaldo Antunes postou o vídeo em que eles tocam "Manjar de reis" em um programa da MTV. O rapper Emicida o chamou de "mestre": "Triste manhã pra música brasileira, Nelson Jacobina faleceu. Descanse em paz mestre", postou.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir