Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-05-2012

Projeto Curta na Praça indo mais longe chega a Guarapari nesse fim de semana
Após recente passagem pelo Munícipio de Itapemirim o Projeto Curta na Praça chega a Guarapari nos dias 02 e 03 de Junho.
Projeto Curta na Praça indo mais longe chega a Guarapari nesse fim de semana
Foto: Marcello Messias

Criado para levar o melhor do cinema para as comunidades da cidade do Rio de Janeiro,o projeto "Curta na Praça" pega a estrada em busca de novos horizontes e apresenta, a partir do dia 19 de maio até 08 de julho, sessões ao ar livre de curtas-metragens premiados, com pipoca e refrigerante de graça. Após o quarto ano de sucesso, o evento chega também ao Espírito Santo e Campos, mas repete a fórmula de sucesso de 2011, nas cidades de Macaé, Cabo Frio, São Francisco de Itabapoana e Búzios. Agora, não só os cidadãos fluminenses, mas também os capixabas vão poder curtir os filmes do projeto que conta com um telão de projeção, montado em praça pública. Serão 24 curtas nacionais de animação, ficção e documentários, ganhadores de diversos prêmios no Brasil e no exterior, exibidos em 30 sessões.

A programação exibida pelo Curta na Praça, que leva a magia e a diversidade do cinema a lugares com pouca frequência às salas de projeção, traz uma seleção de curtas-metragens recentes, que geralmente estão limitados aos grandes festivais nacionais. Para se ter uma idéia, o projeto recebeu no ano passado 12 mil pessoas nas cinco cidades do estado do Rio de Janeiro e espera receber, nessa edição, cerca de 600 pessoas por exibição, totalizando em média 20 mil espectadores. Os títulos selecionados não possuem cenas de violência, sexo ou drogas, mas sim temas que fazem crianças, jovens, adultos e idosos pensarem, ou apenas sonharem, no escurinho do cinema.

Com patrocínio da Shell Brasil Petróleo, apoio da Coca-Cola e das Prefeituras e Secretarias de Educação e Cultura das 8 cidades beneficiadas, o objetivo do projeto é levar a magia da sétima arte para as praças de todo o Brasil. O projeto envolve ainda debates com atores e diretores dos curtas exibidos. A cada sessão exibida serão realizados sorteios de camisetas em latas de filme, bolsas e para completar os espectadores poderão fazer perguntas para os realizadores convidados e votar no curta que mais gostaram. Teremos ainda algumas novidades, como: tótens com fotos do evento no ano passado para o público se reconhecer e levar de lembrança para casa e também folders com a programação completa dos filmes exibidos com sinopse e principais informações.

Para muitas pessoas, o Curta na Praça representa a primeira ida ao cinema. "Tem gente que fica deslumbrada com o número de cadeiras e com o tamanho da tela. Famílias inteiras assistem à programação", conta Juliana Teixeira, idealizadora do projeto. Em São Francisco de Itabapoana, por exemplo, o público no ano passado chegou a 2,5 mil pessoas.

O Curta na Praça, projeto sócio-cultural idealizado pela atriz e produtora Juliana Teixeira, da Nova Bossa Produções Culturais, tem como objetivo democratizar o cinema brasileiro e resgatar os programas feitos em família. A proposta é atuar no acesso e na formação de público, disseminando valores humanos a partir do cinema.

Atriz e produtora de teatro e cinema, Juliana explica que a escolha de curtas em detrimento dos longas é para dar um panorama da produção nacional. "No tempo em que normalmente se exibe um longa-metragem, exibiremos em média, cinco curtas de temática atual e variada, o que serve para situar o público diante da cinematografia brasileira", diz ela.

A maioria dos curtas foram premiados em festivais no Brasil e exterior como: o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Animamundi, Festival do Rio, Brasília, Gramado entre outros.


Breve histórico do Curta na Praça

A idéia de criar um projeto social que viabilizasse o acesso ao cinema por meio da exibição de curtas-metragens surgiu em 2001, quando Juliana Teixeira produziu seu primeiro curta, ‘A Breve História de Cândido Sampaio’. A partir de então, Juliana participou de festivais no exterior e em todo o Brasil e tornou-se apreciadora do formato.

Breve perfil da produtora Nova Bossa

Criada por Juliana Teixeira e Pedro Carvana em 1998, a Nova Bossa produziu seis espetáculos teatrais e três curtas-metragens: ‘A Breve História de Cândido Sampaio’ (2001); ‘Ratoeira’ (2004) e ‘Deus vai nos ajudar’ (2009). Criada para atuar nos mais diversos campos da cultura, a produtora tem expressiva atividade em projetos do terceiro setor. Atualmente, a Nova Bossa possui quatro projetos socioculturais: o ‘Passageiro do Futuro’, o ‘Caminho da Cultura’, que promovem capacitação técnica em artes cênicas, o "Circuito Cine Curta", "Cultura Carioca Expressa de Artes Integradas" e "Curta na Praça".

Programação Projeto Curta na Praça 2012

* 19 e 20/05 (Sábado e Domingo) - São Francisco de Itabapoana (Praça dos Três Poderes) – Horário: 20h

* 26 e 27/05 (Sábado e Domingo) – Itapemirim
Praça Domingos José Martins
Horário: 18h30 (exclusivo para escolas) e 20h30 (aberto ao público)

*02 e 03/06 (sábado e domingo) – Guarapari
Rua Cirico Ramalhete de Oliveira (Radium Hotel)
Horário: 18h30 e 20h30

*09 e 10/06 (sábado e domingo) – Vitória
Praça do Papa – Horário: 18h30 e 20h30

*19 e 20/06 (terça e quarta) – Macaé
Praça Veríssimo de Melo – Horário: 18h30 e 20h30

*21 e 22/06 (quinta e sexta)- Campos
Praça do Liceu – Vila Maria - Horário: 18h30 e 20h30

*30/06 e 01/07 (sábado e domingo) – Cabo Frio
Praça São Cristovão – Horário: 18h30 e 20h30

*07 e 08/07 (sábado e domingo) – Búzios
Praça Santos Dummont – Horário: 18h30 e 20h30







    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Marcello Messias    |      Imprimir