Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-06-2012

Campanha contra corrupção terá "disque-propina" e site de de denúncias
Para despertar a população para o problema causado pelos desvios de conduta no País, a campanha Não Aceito Corrupção, uma iniciativa do Movimento do Ministério Público Democrático, criou um 0800 para quem estiver interessado em receber propina.
Campanha contra corrupção terá
Quico Meirelles, dirigiu os vídeos da campanha

A peça, que será veiculada em veículos impressos, trará apenas a mensagem "aceito propina" e um número telefônico, mas ao invés de pedir a conta bancária do interessado, o locutor do outro lado da linha dará uma "lição de moral" a quem se atrever a ligar.

De acordo com Augusto Diegues, diretor da agência Flag Comunicação, responsável pela campanha, o objetivo da ação - que contará ainda com filmes para TV e cinema, peças para a internet e spots de rádio -, foi chamar a atenção para um problema que não está restrito a Brasília. A ação contará com um site (cujo endereço será divulgado nas peças), pelo qual a pessoa pode fazer denúncias, que serão enviadas diretamente aos Ministérios Públicos dos Estados.

"A ação foi pensada no final do ano passado, muito antes dessa crise (do CPI do Cachoeira, que investiga a ligação de políticos com o jogo do bicho). Daqui a pouco acaba essa CPI, e aí, o que fazemos? Então quisemos, além de chamar a atenção, mostrar que é possível fazer alguma coisa para diminuir a corrupção no País", afirmou Diegues.

Nas próximas semanas, serão veiculados dois filmes de 30 segundos na TV, produzidos pela O2 Filmes, sob a direção de Quico Meirelles, filho do cineasta Fernando Meirelles. A ideia foi retratar como as pequenas ações, atribuídas ao "jeitinho brasileiro", causam estragos na sociedade.

"Ao mostrar a corrupção no meio privado tentamos aproximar o tema da população, que muitas vezes ignora seu papel na solução desse problema", disse Quico, lembrando que tanto a produtora quanto a agência desenvolveram o trabalho gratuitamente. "Todos abraçaram a causa, desde os atores até o buffet (que serviu o coquetel no evento de lançamento, em São Paulo), então existe um engajamento muito bacana", completou.

Para o procurador-geral da Justiça de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, a iniciativa "é oportuna e atemporal", e deve ser abraçada pela sociedade civil como um todo. "O combate à corrupção não é um problema contemporâneo. Lamentavelmente, é um problema permanente, e de todos", afirmou.

A campanha Não Aceito Corrupção tem o apoio do Terra e de parceiros como a Jukebox, Rede Globo e o Grupo Folha, entre outros. As peças começarão a ser veiculadas neste fim de semana.

Fonte: terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir