Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-06-2012

Presidente francês nega que houve acordo com Farc para soltar jornalista
Roméo Langlois foi solto na quarta-feira após mais de mês em cativeiro. Hollande confirmou ter recebido, por meio dele, uma carta da guerrilha.
Presidente francês nega que houve acordo com Farc para soltar jornalista
Foto: g1.globo.com

O presidente da França, François Hollande, afirmou nesta sexta-feira (1º) que não "houve nenhum acordo, nenhuma troca, nenhuma condição" discutida com as Farc para a libertação do jornalista Roméo Langlois.

Após receber o jornalista, libertado na quarta-feira depois de um mês em cativeiro, Hollande confirmou à imprensa ter recebido através de Langlois uma carta da guerrilha colombiana "que explicava o sentido da operação e apresentava desculpas" à França pelo sequestro.

O presidente agradeceu às autoridades colombianas que "permitiram este resultado".

"Para além de Roméo, que hoje pode ter uma nova vida, tirando ao mesmo tempo conclusões sobre o que aconteceu, quero dizer para todas as famílias de reféns que ainda estão presos que não devem perder a esperança. Pensamos nestes homens, nestas mulheres, que podem estar vivendo esse tipo de tragédia, e os acompanhamos", disse.

O presidente elogiou o "trabalho notável" realizado pelo ministério francês das Relações Exteriores "por acompanhar as famílias e tomar as iniciativas necessárias".

"É um dia feliz para Roméo Langlois e sua família, mas ainda há muito trabalho a fazer pelos outros reféns", acrescentou.

Langlois reiterou nesta sexta-feira, em seu retorno à França, que foi "bem tratado" durante no período em que esteve preso.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir