Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-06-2012

Lula usa Ratinho para levantar Haddad
O ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva compareceu na noite desta quinta-feira 31 ao Programa do Ratinho para, segundo ele e o apresentador Carlos Massa, cumprir uma promessa feita quando ainda se recuperava do c�ncer na laringe no hospital.
Lula usa Ratinho para levantar Haddad
Foto: noticias.terra.com.br

A conversa tratava de amenidades, como a amizade entre os dois, futebol e a recupera��o do ex-presidente, at� que Ratinho tocou na op��o de Lula para a candidatura do PT em S�o Paulo.

"Convivi com (o ex-ministro da Educa��o Fernando) Haddad durante o tempo que fui presidente da Rep�blica. Convivi com a Marta (Suplicy, senador e ex-prefeita da capital paulista) durante 30 anos, e ela foi uma �tima prefeita. Mas eu acha que era o momento de a gente apresentar uma coisa nova", disse Lula, e essa foi a deixa para Haddad deixar a plateia e ocupar uma cadeira ao lado da bancada onde j� estavam Ratinho e Lula.

Ao lado do ex-ministro, Lula disse que Haddad � respons�vel pela "maior revolu��o que foi feita neste Pa�s" na �rea da educa��o e disse que "S�o Paulo precisa ter algu�m cuidando dela com o entusiasmo que ele (Haddad) cuidou da educa��o". "O prefeito de S�o Paulo nasce e j� come�a velho. No primeiro dia de governo d� um temporal e ele j� est� com o �gua at� o pesco�o", disse o ex-presidente.

Na sequ�ncia, o Programa do Ratinho mostrou um VT com detalhes sobre o Prouni (Programa Universidade para Todos). A produ��o ainda contou com depoimentos elogioso de Ronaldo Fen�meno e Zeca Pagodinho, "uma das figuras mais extraordin�rias que eu j� conheci", descreveu Lula.

Quando falou, Haddad defendeu o mote de sua campanha. "A popula��o votar� no novo, porque a popula��o quer mudan�a em S�o Paulo. Sa� do Minist�rio da Educa��o no dia em que saiu um Datafolha que indicava: se quer mudan�a em S�o Paulo. A vida melhorou da porta de casa para dentro. Comprou computador, tev�. Da porta de casa para fora, � falta de atendimento, de professor. Coisas que dependem do prefeito", disse.

Sobre Gilmar Mendes

A �ltima pergunta Ratinho fez demonstrando algum constrangimento: "e sobre a pol�mica com o ministro Gilmar Mendes, do STF?" Lula preferiu desconversar. "N�o tenho interesse de falar nesse assunto. Quem acreditou nela que v� provando a hist�ria", disse.

"Serei candidato se Dilma n�o quiser"

O ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silvafez, na noite desta quinta-feira (31), sua primeira participa��o em um programa de TV desde o an�ncio do desaparecimento do c�ncer na laringe. No �Programa do Ratinho�, do SBT, ele deu uma entrevista ao lado do candidato do PT � Prefeitura de S�o Paulo,Fernando Haddad.

Durante o tempo em que esteve no programa, Lula fez elogios ao governo e � presidente, Dilma Rousseff. "A presidente Dilma Rousseff vai estar muito forte no final do seu mandato. Ela n�o s� ir� querer, como tentar� a reelei��o", disse. "Eu serei cabo-eleitoral para reeleg�-la. A �nica hip�tese de eu voltar � ela n�o querer. S� serei candidato se ela n�o quiser. Eu n�o vou permitir que um tucano volte", afirmou.

Perguntado sobre a escolha de Haddad para a candidatura na capital paulista, Lula disse que o partido fez uma op��o pelo novo. "Eu achava que era o momento de a gente apresentar uma coisa nova para o estado de S�o Paulo. Porque o prefeito de S�o Paulo, qualquer que seja ele, come�a a nascer e j� nasce um pouco velho", disse ele. "Veja, o Fernando Haddad, com essa cara boa, bonita... Ganha as elei��es, a� no dia 1� d� um temporal em S�o Paulo, j� est� com �gua no pesco�o", disse.

Chamado a participar, Haddad falou sobre sua gest�o � frente do Minist�rio da Educa��o e fez elogios ao governo. "A vida melhorou da porta para dentro, mas da porta pra fora n�o", disse. "O que o presidente pode fazer foi feito, mas n�o o que a prefeitura diz", afirmou.

Sobre seu tratamento, Lula disse que ainda tem dificuldade para falar e para engolir. "Hoje estou com minha garganta estourada", disse, por causa de um discurso no dia anterior, num evento em Bras�lia. "A garganta fica inflamada. Quando eu tomo �gua d�i, quando eu mastigo saliva d�i, quando eu como carne d�i, quando eu como p�o d�i", disse. "Eu brinquei com o Ratinho que eu comprei esse terno quando estava no hospital, preparando para usar no caix�o", afirmou.

Lula falou de seu irm�o mais velho, que teve c�ncer na garganta. "Na semana passada ele foi considerado curado definitivamente, depois de 5 anos", disse Lula. "O tratamento n�o � brincadeira. � duro. Mas tem que ter dedica��o e disciplina para cumprir as regras dos m�dicos", afirmou. Ele disse que tem acordado �s 6 horas da manh� diariamente e faz fisioterapia. "J� tomei dois tombos", disse.

Perto do fim da participa��o do ex-presidente, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, disse que n�o queria falar sobre a pol�mica envolvendo um encontro entre Lula e o ministro do STF Gilmar Mendes, no qual teria sido tratado o assunto da data de julgamento do mensal�o. "N�o tenho interesse em falar nisso, enviei uma nota", disse Lula. "Quem inventou a hist�ria que prove".



Fonte: portogente.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir