Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 04-06-2012

Esperado público recorde na Convenção Estadual do Comércio

Esperado público recorde na Convenção  Estadual do Comércio
Foto:

Marcada para os dias 15 e 16 de junho, em Cachoeiro de Itapemirim, a 7ª Convenção Estadual do Comércio Lojista do Espírito Santo deve ter um público recorde neste ano. São esperados mais de mil empresários de todo o Estado. Esse interesse deve-se à importância do tema do evento, "Varejo sem fronteiras", e da programação, que terá palestrantes famosos no país para falar das oportunidades geradas pela Internet e redes sociais para o comércio.

Entre as palestras, estão: "Redes Sociais e Internet", com Edney Souza, blogueiro de sucesso, diretor da Apadi (Associação Paulista das Agências Digitais) e professor da FGV; "Stand-up", com o humorista Murilo Gun, autor de vídeos que já foram vistos por mais de 2 milhões de pessoas no Youtube; "Tecnologias da Informação", com Gilberto Sudré, especialista em Segurança da Informação e comentarista de Tecnologia; e "Motivação", com Daniel Godri, um dos palestrantes mais conhecidos no país para grandes eventos.

O objetivo da programação deste ano é atualizar os conhecimentos dos empresários e profissionais do varejo sobre as novas tecnologias, mostrando as transformações que elas geram no comércio diante da realidade das vendas online, das lojas virtuais e das redes sociais conectadas com o mundo. As inscrições para o evento continuam abertas e podem ser feitas pelo site http://www.convencao.cdlcachoeiro.com.br, onde também estão a programação, o perfil dos palestrantes e outras informações.

Espaço para união e mobilização

Além de agregar novas informações e mostrar as tendências do varejo na era virtual, a Convenção também é um importante espaço para a organização e a integração dos empresários do comércio, criando possibilidades para troca de experiências, debates e formulação de propostas para o setor. As novas tecnologias estão mudando o mercado varejista e aumentando a concorrência, o que reforça a necessidade de os pequenos empreendimentos se unirem para buscar soluções e superar os desafios.

Nesse cenário, a Convenção ganha ainda mais importância. Além dos conteúdos abordados na programação, ela cria possibilidades de mobilização e união do segmento na defesa de suas bandeiras. Hoje, com as demandas do mundo moderno, tornaram-se inadiáveis a união, a mobilização e a participação dos empresários do varejo em suas entidades representativas.

O comércio tem cumprido um papel social e econômico relevante, despontando como o setor que mais gera emprego e renda no país. Segundo divulgação recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é o setor que abriga maior número de assalariados com carteira assinada no Brasil: o Comércio ficou com 18,7% dos 43 milhões de trabalhadores formais, além de também liderar em número de empresas e pessoal ocupado total. O levantamento foi feito com base em dados de 2010.

O fato de a maioria das lojas ser micro e pequenas empresas ganha ainda mais notoriedade diante dos números recentes apresentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Em abril, segundo o MTE, as micro e pequenas empresas geraram 70% dos empregos com carteiras assinadas no Brasil, o que equivale a sete de cada dez empregos formais. Nesse contingente, 54,4% das vagas foram contratações em empreendimentos com até quatro trabalhadores.

Diante desse quadro, não existe mais dúvida quanto à força econômica das micro e pequenas empresas brasileiras, onde o comércio tem uma parcela significativa. Com dados tão evidentes, o segmento tem argumentos incontestáveis para reivindicar compensações, mas para isso é preciso se unir, se mobilizar e se organizar. A Convenção Estadual é a oportunidade para debater e definir rumos e bandeiras do movimento lojista brasileiro em nosso Estado.


    Fonte: CDL ITAPEMIRIM E MARATAÍZES
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir