Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 04-06-2012

Nigéria retira corpos das 153 vítimas de acidente de avião
Remoção dos primeiros cadáveres foi marcada por muita tensão e combates
Nigéria retira corpos das 153 vítimas de acidente de avião
Foto: veja.abril.com.br

Equipes de resgate da Nigéria iniciaram nesta segunda-feira os trabalhos de remoção dos corpos das vítimas do acidente aéreo que deixou um saldo de pelo menos 153 mortos em Lagos, em um cenário de enorme tensão e enfrentamento com familiares dos passageiros e curiosos. Na manhã desta segunda-feira, as equipes retiraram pelo menos 62 corpos dos destroços, informou um responsável das equipes de resgate, enquanto o país inicia luto nacional de três dias.

A polícia precisou lançar bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão que se reuniu ao redor dos destroços do avião, entre os quais havia muitas pessoas buscando desesperadamente seus familiares enquanto restos da aeronave ainda estavam parcialmente em chamas.

"Eu só quero saber como morreu", explicou à polícia uma homem que foi retirado do local enquanto buscava os restos mortais de seu irmão. Pelo menos cerca de 2.000 pessoas acompanhavam as operações de remoção dos corpos e destroços com a ajuda de gruas mecânicas, nas proximidades do principal aeroporto nigeriano.

Investigação - Até o momento, as causas do acidente da aeronave, um Boeing MD83, não foram esclarecidas, embora a caixa preta tenha sido encontrada e repassada à polícia. De acordo com a agência de aviação civil, os dois motores da aeronave registraram falhas. Um porta-voz do presidente Goodluck Jonathan disse à imprensa que o presidente pode visitar o local do desastre, mas a informação não foi confirmada.

Desde 1992, ano em que um avião de transporte militar nigeriano se acidentou perto de Lagos causando a morte de 158 pessoas, o país sofreu seis grandes catástrofes aéreas que deixaram entre 100 e 150 mortos de cada vez.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir