Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2012

EUA pedem que Rússia retire tropas de territórios da Geórgia
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que está realizando uma viagem pelos países do Cáucaso, pediu nesta terça-feira que a Rússia retire suas tropas dos territórios separatistas georgianos da Abkházia e Ossétia do Sul.
EUA pedem que Rússia retire tropas de territórios da Geórgia
Encontro bilateral em Batumi. (Foto: AP)

"Somos contra a ocupação e a militarização de parte do território georgiano pela Rússia e pedimos que o país cumpra os compromissos formalizados no cessar-fogo de 2008", disse Hillary na cidade georgiana de Batumu, segundo agências locais.

A chefe da diplomacia americana abriu nesta terça-feira a reunião da Comissão para a Cooperação Estratégica entre Estados Unidos e Geórgia, país que é o principal aliado de Washington na região do Cáucaso.

A Ossétia do Sul e a Abkházia se separaram da Geórgia no início da década de 1990 e depois da guerra russo-georgiana de agosto de 2008 foram reconhecida por Moscou como dois Estados independentes. Desde então, a independência das duas regiões foram reconhecidas também por Venezuela, Nicarágua, Nauru e Tuvalu.

Ambas regiões realizaram recentemente eleições presidenciais amparadas por Moscou mas não reconhecidas por Tbilisi. Rússia e Geórgia romperam suas relações diplomáticas após a guerra de 2008 e desde então Moscou reiterou em numerosas ocasiões que não retirará seus soldados das regiões separatistas.

Fonte: terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir