Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2012

Thor Batista é aprovado em prova de reciclagem para motorista do Detran
Ele ainda não pode voltar a dirigir porque está com CNH suspensa por 1 ano
Thor Batista é aprovado em prova  de reciclagem para motorista do Detran
Foto: r7.com

Thor Batista, filho ,mais velho do empresário Eike Batista, passou na prova de reciclagem do Detran (Departamento Nacional de Trânsito). Ele fez o exame na tarde de segunda-feira (4) no posto da Gávea, zona sul do Rio.

Thor estava acompanhado dos seguranças. Ele fez a prova em aproximadamente dez minutos e deixou o local no banco traseiro de um carro.

O filho de Eike teve a carteira de motorista suspensa por um ano após ser indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) por atropelar e matar um ciclista em março deste ano na BR-040. De acordo com o laudo da polícia, Thor dirigia em alta velocidade e em zigue-zague.

Mesmo aprovado no teste do Detran, ele não pode voltar a dirigir por causa da determinação da Justiça. Seus advogados recorreram da suspensão da CNH, mas o pedido ainda não foi julgado.

Carteira suspensa

No dia 17 de maio, a Justiça do Rio de Janeiro suspendeu, em uma liminar (decisão provisória), a carteira de habilitação e aceitou a denúncia de homicídio culposo na direção de veículo automotor. De acordo com a liminar, a suspensão da carteira do filho do megaempresário tem duração de um ano por causa da quantidade e gravidade das infrações. De 11 infrações cometidas por Thor, nove foram por ultrapassar velocidade permitida. Thor é habilitado para dirigir desde 2009.

Caso condenado, Thor poderá cumprir de dois a quatro anos de prisão. A denúncia, subscrita pelo promotor de Justiça Marcus Edoardo de Sá Earp Siqueira, da 6ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Duque de Caxias, foi distribuída para o Juízo da 2ª Vara Criminal do município.

No dia 17 de março, Thor dirigia um Mercedes-Benz, SLR McLaren, quando atropelou Wanderson Pereira dos Santos, que trafegava em sua bicicleta, por volta das 19h, na altura do km 101 da BR-040. A vítima morreu depois de ser arremessada, pelo impacto do carro, a uma distância de aproximadamente 65 m.

De acordo com a denúncia, Thor agiu de forma imprudente ao dirigir o veículo em velocidade incompatível para o local, conforme laudo pericial. Foi demonstrado que o veículo trafegava a pelo menos 135 km/h, enquanto a velocidade máxima permitida no trecho é de 110 km/h.

Outro lado

Em nota, os advogados de Thor Batista, Marcio Thomaz Bastos e Celso Vilardi, disseram que, "apesar de não terem tido acesso denúncia à do Ministério Público, consideram que o processo penal é um equívoco e comprovarão a inocência de Thor Batista".

Quando Thor foi indiciado pela polícia, o escritório dos advogados enviou nota na qual classificava como inaceitável a conclusão dos peritos, e informa que a conclusão de excesso de velocidade causa indignação.

A nota diz ainda que a conclusão do inquérito "se traduz em peça de ficção científica, sendo impossível compreender, inclusive, como os peritos chegaram ao resultado".

A defesa de Thor informa ainda que foi feito um laudo particular, que aponta para uma velocidade entre 87,1 km/h e 104,4 km/h.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir