Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 05-06-2012

Na faculdade desde os 9 anos, jovem de 21 se forma em medicina nos EUA
Sho Yona vai receber seu diploma de m�dico no pr�ximo s�bado (9). Ele se tornar� o m�dico mais jovem formado pela Universidade de Chicago.
Na faculdade desde os 9 anos, jovem de 21 se forma em medicina nos EUA
Foto: g1.globo.com

A idade m�dia dos calouros de medicina nos Estados Unidos � de 23 anos, mas Sho Yano, atualmente com 21 anos, matriculou-se no curso aos 11. Ele vai receber neste s�bado (9) seu diploma de m�dico, o mais jovem a conseguir o feito na hist�ria da Universitdade de Chicago, no estado de Illinois. Nos Estados Unidos, a escola de medicina � feita ap�s o n�vel de bacharelado e considerada uma p�s-gradua��o.

Yano come�ou a ler aos dois anos e, com cinco, j� compunha suas pr�prias m�sicas. Ele entrou na faculdade com nove anos de idade, e terminou a gradua��o tr�s anos depois.

A Escola de Medicina Pritzker da Universidade de Chicago aceitou o estudante em 2003, depois que outras institui��es recusaram sua matr�cula por causa de sua precocidade. A preocupa��o era sobre a possibilidade de a press�o da faculdade de medicina atrapalhar a adolesc�ncia do garoto.

"Por que permitir que voc� se desafie � considerado mais danoso do que ficar totalmente entediado?", questionou ao jornal Chiago Tribune o jovem que, al�m do diploma de m�dico, vai receber ainda um PhD (t�tulo de doutorado referente a pesquisas) em gen�tica molecular e biologia celular, al�m de tocar piano com distin��o e ser faixa preta em tae kwon do.

O professor de pediatria da faculdade, Joel Scwab, entrevistou o ent�o pr�-adolescente de 11 anos quando ele se candidatou a uma vaga no curso. "Ele nunca seria um t�pico menino de 11 anos, com uma m�e que o levaria para treinos de esporte. Ele seria um m�dico", afirmou Scwab � ag�ncia de not�cias Associated Press.

Para acomodar a situa��o at�pica de Yano, a faculdade o incentivou a come�ar seus estudos em PhD depois do primeiro ano do curso de medicina - em geral, os estudantes cursam dois anos antes de come�ar o PhD. Por isso, o jovem s� come�ou o segundo ano dos estudos para tirar o MD - doutorado em medicina, incluindo as aulas pr�ticas com exame de pacientes - quando tinha 18 anos.

A pr�xima etapa na vida do jovem � a resid�ncia em neurologia pedi�trica, que deve levar cinco anos.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir