Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 08-06-2012

FAÇAM O CAFÉ E ABRAM AS PORTAS!
Está se aproximando o grande dia. O dia em que os candidatos irão se apresentar a toda a sociedade.
FAÇAM O CAFÉ E ABRAM AS PORTAS!

Estarão a postos, batendo de porta em porta: Bom dia, meu amigo, minha amiga! Lembra-se de mim? Fui eu quem levou a senhora em Vitória para operar. Eu que quem conseguiu aquele exame. E a dentadura tá direitinha?

Há quem diga que trabalhou que merece ser conduzido ao cargo novamente. Voltam todos os caras de pau.

Tem de tudo no cenário: dissimulado, mentiroso, hipócrita, assistencialista, carregador de doentes, arrumador de exames e o bonzinho que conseguiu de tudo um pouco para sua a comunidade, para o curral eleitoral... Manilhas, cestas básicas, calçamento a sua rua... Mas não foi capaz de idealizar um projeto sequer, porque não tem a menor noção do que é isso. Não é senhor? Vossa excelência!

A corrida pelo voto já começou e eles não tem mais tempo para pensar em projetos, muito menos em fiscalização. Tem os que vão começar inaugurar as obras feitas nas coxas para tentar ludibriar a população - as ruas pavimentadas, calçadas sem redes fluviais e os asfaltos de R$1,99.

Eles estão á beira de um ataque de nervos. São capazes de qualquer coisa para conseguir o tão valioso voto da população sofrida. A mesma que implorou uma ambulância para salvar a vida de um parente e que não teve. A mesma que viu o filho morrer esmagado pelo tráfico. A mesma que esperou a vida inteira por um atendimento descente na saúde. A mesma que atropelou o cavalo na pista e por pouco não morreu. A mesma que assiste a prostituição do lado de casa e a mesma que viu o prefeito sair no camburão.

Voltam, e para se ajeitarem no circo, uma vez que a lona não cabe todos, o espetáculo é ensaiado da forma mais sórdida. Fazem alianças com desconhecidos, traem e prometem o que não sabem se são capazes de cumprir.

Em Kennedy depois da prisão da quadrilha, que ainda está atrás das grades, há tantos candidatos que não dá nem para saber o nome. Imagina que o amigo do prefeito, um dos melhores escudeiros que apenas esteve ao lado dele carregando-o, bebendo e brindando se lança. O cara tem apelido de artilheiro, Maradona, diz que representa Reginaldo e é a voz do povo. Imagina se isso cola meu Deus!

Em Iconha, Seu João parece que não decola de jeito nenhum, a oposição diz que tem um nome e que vai surpreender, mas é o mesmo time do time que esteve no campo.

Em Piúma, como saber quem é o melhor nome para colocar nos trilhos uma cidade devastada por administrações que sucumbiram à orla, o desenvolvimento e o progresso.

Em Itapemirim, parece que a benção é para Duda. E quem é Duda? Ele continuará o projeto de Norma? Norma faz e não manda recado.

Em Anchieta, a paeja está pronta. Edival escolheu o pupilo que todos já sabiam. Sem a menor consideração, riscou o nome do líder na Casa de Leis que tanto fez pelo grupo todos esses anos. Riscou Edinho, um ex-amigo que esteve a postos por tanto tempo projetando o turismo. Riscou os que tinham história com as comunidades e, escolheu Lorencini. Diva crer notoriamente que seu escolhido continuará o projeto que ele desenhou para a Terra do Beato, e que ele mesmo afirma está dando certo. Ninguém contesta que Anchieta é outra após Edival, mas consideremos o dinheiro e as indústrias que estão lá. Seria Lorencini o candidato por ser ele fácil de manipulá-lo e por trás, Edival manter a ordem e o comando da rédea?

Vamos aguardar a paeja na mesa e vamos saborear depois, no final de quatro anos a sociedade volta às urnas para eleger novamente aquele que acredita ser o ideal. Enquanto isso faça café e abram as portas que eles estão chegando. Ah, tenham uma péssima leitura, como disse Rubem Braga, respeitável público!


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir