Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 08-06-2012

Desmatamento ilegal ameaça tribo amazônica, diz ONG britânica
O desmatamento ilegal da Amazônia está reduzindo rapidamente o território dos Awá, a tribo indígena mais ameaçada do planeta, afirmou nesta sexta-feira a ONG britânica Survival International.
Desmatamento ilegal ameaça tribo amazônica, diz ONG britânica
Foto: ecodebate.com.br

Segundo o comunicado da organização, cujo objetivo é a defesa dos povos indígenas, o desmatamento da Amazônia avança em ritmo especialmente acelerado no território dos Awá, e o problema se agravou nos últimos anos: a ONG estima que atualmente milhares de madeireiros operem ilegalmente na zona.

Os Awá são um povo indígena de caçadores-coletores e horticultores nômades do noroeste do Maranhão, cuja tribo soma, atualmente, cerca de 450 pessoas. Por ocasião da chegada da estação seca (de abril a setembro) e o início da nova temporada de corte de madeira, a Survival iniciou em abril uma campanha internacional para pressionar o Ministério da Justiça a tomar medidas que protejam efetivamente as terras dos Awá.

Nos seis primeiros meses da campanha, a ONG produziu um documentário estrelado pelo ator britânico Colin Firth sobre a situação da tribo, e mobilizou o envio de cerca de 27 mil mensagens ao Ministério da Justiça. No filme, a organização pede a expulsão "imediata" dos madeireiros do território dos Awá, "antes que o destruam completamente".

"Pode ser que sejam apenas 450 pessoas, mas sua causa se transformou em uma notícia global em pouco tempo. O governo brasileiro não pode ignorá-los por mais tempo: deve incluí-los entre as prioridades de sua agenda", defendeu Stepehn Corry, diretor da Survival International. O início da temporada de corte de madeiras é um "momento crítico" para a tribo, por isso "a pressão sobre o governo não deve parar", acrescentou Corry.

Fonte: terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir