Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-06-2012

Frio castiga o Sul do País com termômetros abaixo de zero
A massa de ar frio que atinge o País castigam as cidades da região Sul nesta sexta-feira. A manhã foi marcada pelo frio de quase dez graus abaixo de zero na região serrana de Santa Catarina.
Frio castiga o Sul do País com termômetros abaixo de zero
Foto: terra.com.br

Em Bom Jardim da Serra, os termômetros chegaram aos -9,2°C por volta das sete horas. Em Urupema, mais uma vez a manhã foi das mais geladas: 8,4 graus negativos foram registrados pela estação automático do Centro de Recursos Ambientais do estado (CIRAM).

Já no início da noite de quinta, as temperaturas despencaram em Santa Catarina. Na serra, o frio chegou rapidamente: Urupema registrava 5 graus por volta das 18 horas e, à uma hora desta sexta, os termômetros já marcavam 5,9°C negativos.

A massa de ar polar trouxe também uma forte geada, que cobriu de gelo os pastos de toda a região. Pequenos lagos na região serrana amanheceram congelados. Apesar de não se aproximar do frio intenso da serra, na capital Florianópolis a manhã foi a mais gelada do ano: 7,1 graus. O vento do quadrante sul dava uma impressão de um dia ainda mais frio.

¿Deveríamos ter emendado o feriado porque o frio está muito forte¿, disse o comerciário Anderson Valente, 28 anos, que saiu de casa as 6h30 para chegar ao trabalho. ¿Foi muito difícil sair da cama hoje cedo¿. Paraná também sofre com baixas temperaturas
O Paraná teve mais uma madrugada gelada nesta sexta-feira. O Instituto Tecnológico Simepar registrou a temperatura de 0,9ºC negativo na cidade de General Carneiro, na região Sul do Estado. Foram dois décimos a menos do que a temperatura medida na cidade no dia anterior. Os termômetros marcaram temperaturas baixas nas regiões sudoeste e oeste do Paraná, entre 0ºC e 3ºC, o que proporcionou a formação de geadas fracas.

Apesar das temperaturas não parecerem tão baixas assim, a sensação térmica deixa os paranaenses mais preparados ainda durante o frio. Em Cascavel, na região oeste do Estado, por exemplo, durante a madrugada a temperatura era de 4ºC, mas com a sensação térmica de -1ºC.

Em Curitiba, o Simepar havia previsto temperaturas mínimas de 3ºC e possíveis geadas na Região Metropolitana, mas as condições do tempo não permitiram a formação da camada de gelo. Choveu fraco durante toda a madrugada e a umidade não deixou que a geada aparecesse. A temperatura em Curitiba e Região ficou em torno dos 6ºC nesta madrugada.

Ainda não foi batido o dia mais frio do ano registrado em Curitiba, em 1º de maio, quando os termômetros marcaram 4,1ºC.

Porto Alegre registra temperatura mais baixa do ano
O Rio Grande do Sul também registrou temperaturas abaixo de zero nesta sexta-feira. A capital do Estado, Porto Alegre, amanheceu com temperatura de 1,5 graus, registrando, provavelmente, a temperatura mais baixa do ano, segundo informações do Climatempo.

A temperatura mais baixa registrada no estado foi na cidade de Quarai, que faz fronteira com o Uruguai, onde os termômetros chegaram a atingir 6,3 graus negativos na madrugada desta sexta-feira. Em São José dos Ausentes, na Serra Gaúcha, foram registrados 5,1 graus negativos.

De acordo com o Climatempo, na grande Porto Alegre, na região de Canoas, a temperatura registrada foi de um grau negativo.

Os meteorologistas do Climatempo acreditam que este frio deve diminuir nos próximos dias. Já neste sábado a temperatura deve aumentar, mas em algumas cidades do Sul do País ainda teremos registro de temperaturas negativas ou próximas de zero grau.

Há risco de geadas em todo o Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e oeste do Paraná. Contudo, a partir de domingo não devem mais ocorrer geadas na região. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer entre o Rio Grande do Sul e Paraná no último dia do fereiado prolongado.

Fonte: terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir