Categoria Educação  Noticia Atualizada em 11-06-2012

Mais de 2 mil servidores federais no AM poderão aderir à greve nacional
Sindsep/AM articula categoria do funcionalismo federal no Amazonas. Paralisação geral deve ser deflagrada no dia 18.
Mais de 2 mil servidores federais no AM poderão aderir à greve nacional
Foto: g1.globo.com

Cerca de 2.500 servidores públicos federais no Amazonas poderão aderir ao movimento grevista nacional na próxima segunda-feira (18). A informação é do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep/AM). Atualmente, a mobilização paredista conta no Estado com a adesão dos professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Na manhã desta segunda-feira (11), o sindicato reúne representantes da categoria para articular a greve geral prevista para o dia 18.

De acordo com o secretário geral do Sindsep/AM, Nenandro Sodré, a articulação integra a mobilização nacional da categoria promovida pela Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef). "Atualmente, a greve nacional no Estado já conta com os servidores da Ufam, mas estamos articulando e discutindo com a nossa base sindical para promover uma adesão massiva da categoria de servidores federais", revelou o secretário.

O líder sindical explicou que a reunião desta segunda-feira tem como foco a definição do calendário grevista. "Além disso, estamos conscientizando os servidores que não existe alternativa, pois o governo federal vem nos enganando e não há propostas concretas em relação às reivindicações", enfatizou Nenandro Sodré.

Segundo ainda o secretário geral do Sindsep/AM, dependendo dos setores estratégicos do governo, os percentuais de adesões ao movimento grevista geral poderão alcançar entre 30% a 50%, conforme prevê a lei de greve. "O número de servidores federais que poderão aderir à mobilização paredista no Amazonas chega aproximadamente a 2.500 trabalhadores", concluiu Nenandro Sodré.

Entre os mais de 20 órgãos federais que compõem a base sindical do Sindsep/AM, a entidade prevê a participação dos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Paralisação Ufam

O balanço divulgado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) aponta que 90% dos professores da Ufam paralisaram as atividades acadêmicas. A greve docente iniciada no dia 17 de maio completou 26 dias.

Conforme o professor e representante do comando de greve da Adua, Jacob Paiva, o movimento ganhará mais força com adesão dos servidores técnicos federais da Ufam, que articulam paralisação a partir desta segunda-feira. "As lideranças sindicais dos técnicos estão começaram a realizar reuniões setoriais hoje para definir estratégias", afirmou Jacob Paiva.

Em relação às atividades grevistas, a Adua promove ato público nesta segunda, às 14h, em frente ao campus da Ufam, em Manaus.

Na ocasião, segundo o comando grevista, será entregue carta à população sobre as reivindicações da categoria e as motivações da paralisação. "Logo depois, realizaremos uma vigília no Bosque da Resistência", informou o professor Jacob Paiva.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir