Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 11-06-2012

Mais de 900 mil aparelhos Android são ativados diariamente, diz Andy Rubin
Popularidade do sistema operacional móvel da Google continua a crescer, mesmo que alguns de seus parceiros estejam tendo problemas.
Mais de 900 mil aparelhos Android são ativados diariamente, diz Andy Rubin
Foto: ibm.com

O Android continua a crescer, com mais de 900 mil aparelhos baseados na plataforma Google sendo ativados diariamente, de acordo com Andy Rubin, que lidera o desenvolvimento do sistema operacional na Google.

Em Junho do ano passado o número era de 500 mil aparelhos diariamente, e no final de Fevereiro deste ano havia saltado para 850 mil aparelhos por dia, de acordo com mensagens de Rubin no Twitter, que não detalhou a composição entre smartphones e tablets.

As entregas de aparelhos Android cresceram 145% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período no ano anterior, dando ao sistema uma participação global no mercado de smartphones de 59%, de acordo com o IDC, que acompanha o número de aparelhos entregues pelos fabricantes ao canal (operadoras e varejistas) em vez do número de aparelhos ativados pelos usuários.

Entretanto, nem tudo está bem no mundo do Android. Na semana passada a High Tech Computer (HTC) reduziu sua estimativa de arrecadação para o segundo semestre devido à vendas menores que o esperado na Europa, e ao atraso no envio e lançamento de certos produtos nos EUA, disse a empresa.

Além da HTC a Sony Mobile, LG Electronics e a Motorola Mobility, agora uma subsidiária da Google, estão tentando encontrar seu espaço em um mercado cada vez mais dominado pela Samsung Electronics e pela Apple.

A maioria do crescimento, no entanto, irá acontecer no mercado de smartphones de baixo custo, onde empresas como a ZTE e Huawei estão empurrando os preços para baixo. Estes participantes tem expectativa de margens de lucro menores, disse Richard Kramer, um parceiro na Arete Research, em uma palestra durante a recente conferência Open Mobile Summit em Londres.

No total as vendas de smartphones devem chegar à casa de 750 ou 800 milhões de unidades ao longo de 2012, num valor total de mais de US$ 230 bilhões. Entretanto a Apple, Samsung e HTC são os únicos fabricantes ganhando dinheiro com isso, afirmou Kramer.

O Android ainda será o rei dos sistemas operacionais para smartphones em 2016, mas sua participação no mercado irá erodir à medida em que o Windows Phone, da Microsoft, decolar, de acordo com um relatório da IDC, empresa especializada em pesquisa de mercado.

No final de 2012 o Android terá 61% do mercado de smartphones, mas em quatro anos este número será reduzido para cerca de 53%, de acordo com o IDC.



Fonte: pcworld.uol.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir